Grupo Soma atinge receita bruta recorde no primeiro trimestre de 2023
A alta foi de +18,7% comparado ao mesmo período do ano anterior
Rio de Janeiro, 04 de maio de 2023 – O Grupo Soma acaba de divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2023 (1T23). A empresa atingiu receita bruta recorde para o período, de R$ 1,4 bilhão, alta de +18,7% vs. 1T22. O lucro bruto foi de R$ 688,0 milhões, crescimento de +22,3% vs. 1T22, alcançando margem bruta de 57,2%, ganho de +1,9 p.p. vs. 1T22. O EBITDA ajustado foi de R$ 142,5 milhões, alta de +36,6% vs. 1T22, alcançando margem EBITDA ajustada de 11,8%, ganho de +1,6 p.p. vs. 1T22. Já o lucro líquido ajustado totalizou R$ 58,6 milhões no 1T23, alta de +9,6% vs. 1T22.
A Farm, mais uma vez, teve destaque de vendas e atingiu receita bruta de R$ 316,0 milhões, alta de 30,7% vs. 1T22, e SSS de 16,5%. A marca segue com expansão da base ativa de clientes, de 11,4% vs. 1T22, e já possui mais de 845 mil clientes, indicando contínuo ganho de market share. No atacado, manteve boa tração, com crescimento de 44,8% vs. 1T22, refletindo a alta confiança das multimarcas no produto. A Farm abriu 5 lojas nos últimos 12 meses, atingindo um total de 89 lojas no Brasil, com aproximadamente 2,1 mil multimarcas ativas no país. O pipeline de aberturas da marca para o ano de 2023 permanece ativo, com expectativa de 15 novas lojas até dezembro.
A Farm Global, operação internacional da Farm, também se destacou significativamente. A marca seguiu em forte trajetória de crescimento e atingiu receita bruta de R$ 120,0 milhões, alta de 49,8% (+55,2% em USD) vs. 1T22. A Farm Global está presente em mais de 810 pontos de venda nos Estados Unidos e na Europa e a receita das lojas próprias, por exemplo, cresceu 214,3% vs. 1T22.
NV e Cris Barros foram outras marcas com fortes resultados. A NV entregou receita bruta de R$ 106,9 milhões, crescimento de 36,0% na comparação com o mesmo trimestre de 2022. Ela segue com forte expansão da base ativa de clientes e registrou um aumento de 29,0% vs. 1T22. Já a Cris Barros, alcançou receita bruta de R$ 36,0 milhões, expansão de 58,6% vs. 1T22.
A receita bruta da Hering atingiu recorde para um 1º trimestre, com alta de 10,5% vs. 1T22. No 1T23, o lucro bruto cresceu 16,2% vs. 1T22, com margem bruta de 41,6%, ganho de 2,3 p.p. vs. 1T22. Os resultados são decorrentes do melhor mix de canal, rentabilização do canal digital e do maior giro a preço cheio da entrada da coleção de outono, com destaque para a performance do feminino.
“Tivemos um início de ano positivo para o Grupo. Os resultados refletem a força das nossas marcas e o bom andamento das iniciativas planejadas. Seguimos confiantes na nossa capacidade de geração de desejo com força de execução”, comenta Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma.
Confira o release completo na Central de Resultados do site oficial do Grupo Soma ou clique AQUI.
Webcast Apresentação de Resultados 1T23 Grupo Soma – 05/05 às 11h. Para acessar, basta clicar no Link.
Sobre o Grupo Soma
O Grupo de Moda SOMA S.A. é uma sociedade anônima fundada em 2010 com capital aberto no Novo Mercado da B3 desde 31 de julho de 2020 [SOMA3]. A história do Grupo remonta a 1991, ano de criação da primeira marca própria, a Animale. O portfólio do grupo é composto, ainda, por marcas como FARM, FARM Global, NV, Foxton, Fábula, Cris Barros, Maria Filó, Off Premium, Hering, Hering Kids, Hering Intimates, Dzarm, entre outras, com uma base ativa superior a cinco milhões de clientes. Signatário do Pacto Global, o Grupo Soma é aderente aos dez princípios da Agenda 2030 e a dois movimentos de equidade de gênero do instrumento regulatório da ONU: Equidade é Prioridade e Elas Lideram 2030. Os princípios de Governança da companhia seguem os padrões Global Reporting Initiatives – GRI Standards.