Empreendedorismo

Grupo Unique, das marcas Fun Motors e CFMOTO Brasil, projeta crescer até 40% em 2024

Empresa amplia sua unidade fabril no Polo de Manaus e conta com matriz e centro logístico em Piracicaba (SP)

O Grupo Unique atua no mercado off-road e tem em seu ecossistema de marcas a Fun Motors e a CFMOTO Brasil. Em 2024 ela está apostando na expansão desse setor no país. O Grupo Unique visa crescer de 30% a 40% nas vendas de veículos off-road. Além disso, a unidade fabril da empresa, estabelecida no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2019, passou recentemente por modernização e expansão significativa, com o dobro do espaço e com a possibilidade de dobrar a capacidade produtiva, além de um estoque para mais de 2 mil unidades.

O grupo tem investido pesado também em publicidade: para se ter uma ideia, conta com diversos influenciadores. O ex-goleiro da seleção brasileira Marcos, a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, o digital influencer Júlio Rocha, o especialista em carros Felipe Fera, além do perfil especializado em Camionetes no Instagram BF/MS, estão entre os divulgadores das marcas e produtos.

Com foco no crescimento e em projetos futuros, o Grupo Unique transferiu sua matriz administrativa para um novo espaço de mais de 1 mil m² em Piracicaba, São Paulo. Ali também funciona o centro logístico. A mudança visa impulsionar o crescimento das marcas do grupo no Brasil. Com a matriz no interior paulista e a fábrica em Manaus, o Grupo Unique fortalece sua presença nacional.

De acordo com dados da Mordor Intelligence, o mercado global de veículos off-road foi avaliado em US$ 14,8 bilhões e deve chegar a US$ 18,8 bilhões em 2027, apresentando uma taxa média de crescimento anual de 4,12%. No Brasil, segundo estimativa do próprio Grupo Unique, são vendidas, por ano, em torno de 15 mil unidades de off-roads. A projeção é que esse número chegue a 20 mil, com um potencial de alcançar cem mil unidades.

História do Grupo Unique

O grupo foi criado em 2015, unindo duas marcas: a Fun Motors, fundada em agosto de 2010, e a CFMOTO Brasil, incorporada em outubro de 2015. A partir de 2018, ele inicia o projeto de produção nacional de veículos no Polo de Manaus. E assim, em 2019 as primeiras unidades são produzidas no país, tornando o Grupo Unique pioneira do segmento off-road no polo manauara.

A origem do grupo veio da percepção de que havia um mercado em potencial no Brasil. Com o crescimento do mercado off-road americano, o CEO do Grupo Unique, Gabriel Maschietto enxergou a oportunidade de trazer para o Brasil veículos off-road. Devido a deficiência da indústria brasileira, Maschietto iniciou com veículos importados para comercializar no Brasil, para, logo depois, em 2019, montar a primeira fábrica especializada no mercado off-road na zona franca de Manaus.

“O projeto se inicia em 2018, com as primeiras unidades sendo produzidas em 2019. Foi um grande feito, é um marco na nossa história na história da Zona Franca de Manaus e para o mercado nacional de off-road, o começo das operações dessa planta”, assinala Maschietto.

Em 2010, fundou a Fun Motors, em Piracicaba, iniciando as operações de importação e revenda de veículos e peças. “Um primeiro grande desafio foi se apresentar ao mercado brasileiro, para começar a tornar a marca conhecida”, destaca Maschietto.

Um impulso para isso veio em 2011, quando o executivo Ricardo Kasaki foi incorporado e alavancou a área comercial. É o próprio Kasaki quem se recorda do trabalho feito à época: “Ampliamos a gama de produtos, antes mais direcionados ao segmento infantil, para outros públicos. Conseguimos, assim, demonstrar que estávamos proporcionando, com veículos off-road, uma nova forma de opções de lazer, com segurança e qualidade”, afirma o diretor.

Desse modo, a Fun Motors se especializou em produtos de qualidade e segurança e uma ampla gama de produtos como quadriciclos, mini quadriciclos, motocicletas e patinetes elétricos. “Devido a esse destaque no mercado nacional, a Fun Motors recebeu convite da CFMOTO GLOBAL para ser a representante comercial oficial da marca no Brasil. O país está entre os dez mercados de maior consumo da marca no mundo”, assinala Maschietto, explicando a origem da marca CFMOTO no país.

Em 2015 nasce o Grupo Unique, um ecossistema de marcas off-road, agora com a Fun Motors e a CFMOTO Brasil. Após três anos no Brasil a CFMOTO passou por diversos desafios e se consolidou como uma das principais marcas off-road do Brasil.

Consórcio CFMOTO

O Consórcio da CFMOTO, lançado em julho de 2020, representou uma inovação no mercado off-road, para facilitar a aquisição de veículos off-road para um número maior de pessoas. Essa iniciativa contribuiu para a expansão do mercado, tornando esses veículos mais acessíveis e incentivando seu uso por um público mais amplo.

Desde o início, mais de 80 milhões de reais foram comercializados em cotas, com um aumento médio de 10% ao ano. Para 2024, a expectativa é de um crescimento de 30%, reforçando o impacto positivo do consórcio no mercado brasileiro.

Em 2024, a Fun Motors também lançará seu consórcio, oferecendo valores atrativos e baixas taxas administrativas. A proposta é focada no público infantil, proporcionando diversão e lazer longe das telas. Essa iniciativa visa trazer novas opções de entretenimento para crianças, incentivando a interação ao ar livre e atividades físicas.

CFMOTO: Garantia de 3 anos

Como medida para assegurar ainda mais satisfação dos clientes e o compromisso com os brasileiros, a CFMOTO é a única montadora off-road com três anos de garantia total. Trata-se de uma das novidades do grupo anunciadas agora em 2024. “É uma forma, também, de reforçar a confiança do cliente na qualidade dos nossos produtos”, avalia o diretor comercial do grupo, Kasaki.

Comercial e Pós-venda 

Segundo Maschietto, a área comercial do Grupo Unique conta com uma equipe para cada uma das marcas do grupo, dando mais atenção às revendas e ao atendimento aos concessionários.

Além disso, existe a preocupação sistemática com o fornecimento de peças de manutenção e reposição. O estoque do Grupo Unique conta com mais de 100 mil peças e mensalmente o estoque se expande em variedade e quantidade. “Simplificamos a maneira como proporcionamos aos nossos clientes acesso a esses itens essenciais”, pontua o CEO.

A Unique realiza, por exemplo, treinamentos presenciais e remotos voltados às equipes de suas revendas, de ambas as marcas, focados nas especificidades técnicas dos veículos. Isso se dá por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD) mantida pelo grupo, destinada às revendas autorizadas para que possam dar suporte aos clientes com o padrão de qualidade exigida pelo Grupo Unique.

O CEO acrescenta: “O Grupo compreende a importância do setor de pós-venda  para garantir a satisfação dos clientes e a sustentabilidade das marcas no Brasil. Por isso, mantém um setor especializado e dedicado ao atendimento pós-compra que oferece suporte técnico, orientações e soluções rápidas para as demandas dos clientes, especialmente aqueles que adquirem os produtos da marca”.

O resultado dessa prioridade está no NPS [Net Promoter Score, metodologia que mede a satisfação do cliente com a marca], cujo índice alcançado pelo grupo é de 90, sendo a nota máxima 100.

Sobre o GRUPO UNIQUE

O Grupo Unique atua no mercado off-road e tem em seu ecossistema de marcas a Fun Motors e a CFMOTO Brasil. O grupo está presente em todo Brasil por meio das mais de 120 revendas.

O Grupo Unique conta com mais de 100 colaboradores que estão divididos na Fábrica em Manaus, Centro Logístico e Matriz Administrativa em Piracicaba. Seu estoque possui mais de 100 mil peças, garantindo atendimento à demanda nacional.

Saiba mais em: https://gpunique.com.br/

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

14 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

15 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

15 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

15 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

15 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

15 horas ago