A expectativa era que, passados quatro meses, estivessem formados.
Mas apenas três semanas depois do início das aulas, a disseminação da covid-19 alterou os planos dos 89 aprovados em concurso para a Guarda Municipal de Curitiba.
Valeu a pena esperar. Nesta quarta-feira (23/3), agora em um período mais brando da pandemia, a turma conseguiu comemorar a tão sonhada formatura ao lado de familiares e convidadosno Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.
“Vocês representam a defesa social da nossa cidade, sendo a presença na porta de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas, no Largo da Ordem, em nossas praças e parques. Seja sua trajetória abençoada”, disse o prefeito Rafael Greca. “Vocês são o rosto fardado da cidade e também os construtores da paz social”, completou.
O prefeito cumprimentou a família do guarda municipal Luciano Ferreira de Oliveira, falecido em decorrência de complicações de covid-19, em dezembro de 2020, e homenageado com o nome desta que se torna a 29ª turma formada na GM da capital.
A esposa e os dois filhos de Luciano compareceram à cerimônia.
“Profissional exemplar que, em seus quase 17 anos de serviços prestados à GM, foi instrutor de cursos de formação, coordenador da Guarda Municipal Mirim e integrante do Teatro de Fantoches, nossos projetos sociais”, relembrou o comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior.
O ex-comandante da GM Odgar Nunes Cardoso, também falecido por covid-19, foi lembrado por Greca e pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel durante a formatura.
A viúva de Odgar, Silvia Zoraski, supervisora da GM, compareceu.
“É uma homenagem aos profissionais que não pararam durante o enfrentamento à pandemia, sendo fundamentais na fiscalização tão importante nos momentos mais críticos e sempre presentes na vacinação. São profissionais que contam com toda a estrutura para que sejamos a maior e mais equipada Guarda Municipal do Brasil”, pontuou Pimentel.
Após um período de paralisação das atividades, o curso de formação foi adaptado.
Impulsionada pela pandemia de covid-19, a equipe do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal desenvolveu um ambiente on-line próprio, com a estrutura e orientações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Foram oito as disciplinas ministradas remotamente.
Ao todo, foram 880 horas-aulas de disciplinas teóricas e práticas, além do estágio supervisionado nas ruas.
A superação de limites foi ressaltada pelo orador da turma, o GM Marcelo Stephan Caetano da Silva.
“Durante o curso, enfrentamos perdas pessoais e começamos a perceber a dimensão da pandemia. Mas Curitiba cuida dos seus e cuidar de Curitiba será a nossa missão”, discursou Marcelo.
A nova turma prestou o juramento do guarda municipal de Curitiba e foi feita a entrega de certificados aos mais bem colocados no curso: Clovis da Silva Junior (3º lugar), Lyel Mesquita Coelho (2º lugar) e Tiago Lopes (1º lugar).
“Na GM criamos laços e trazemos novos”, pontuou a paraninfa da turma, GM Camila Leite, filha de um integrante da primeira turma da corporação e esposa de um dos mais novos formandos.
Já trabalhando nas ruas, Iara Julia de Oliveira, de 31 anos, integra a 29ª turma e diz que aprende todos os dias com a variedade de situações.
“Agora que eu abracei a carreira, pretendo fazer o melhor que eu puder, dando o meu máximo pela cidade, protegendo a população e os bens públicos.”
Suelen Grassi Lachovski, de 36 anos, foi estimulada a ingressar na corporação pelo marido, também guarda municipal.
“Estou me surpreendendo positivamente. Saber que as pessoas se sentem protegidas quando estamos por perto e que as crianças nos olham com admiração é muito gratificante”, compartilha Suelen.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…