No último final de semana, o skatista Gui Khury, de apenas 15 anos, venceu o Lexus X-Games Pro Vert, competição de skate vertical que aconteceu durante o US Open Of Surfing, no lado sul do Huntington Beach Pier, na Califórnia, nos Estados Unidos. Uma potência da modalidade, recentemente, o curitibano também venceu o Tony Hawk’s Vert Alert, o Jackalope Festival – maior evento de esportes radicais do Canadá-, e também a medalha de ouro no Vert Best Trick nos X-Games de Ventura, no mês passado.
O US Open Of Surfing aconteceu entre os dias 03 a 11 de agosto, e reuniu competições de duas divisões: WSL Longboard Tour e a quarta etapa do Challenger Series, a principal competição de acesso para a elite do surf mundial. O evento é maior competição do esporte no mundo, contando com alguns dos melhores surfistas e atrações especiais durante o campeonato.
Com uma rampa enorme de vertical na praia, ainda houve espaço para uma competição insana de skate dos X-Games, reunindo os melhores atletas profissionais e amadores da modalidade, como: Jimmy Wilkins, 12 vezes medalhista nos X-Games; Elliot Sloan, 16 vezes medalhista; e Gui Khury, 9 vezes medalhista. Toda a ação foi aberta para o público local.
Um dos melhores skatistas do mundo no vertical, Gui coleciona 9 medalhas na maior competição de esportes radicais do planeta, sendo 3 de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Mesmo com a pouca idade, o brasileiro acumula feitos históricos e sonha que a modalidade vire Olímpica, junto com o Park e o Street.
SOBRE GUI KHURY
Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate. Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéreos e giros em mega pistas. Hoje, com 15 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino.
Em julho de 2021, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate, e entrou para o livro dos recordes de 2022. Ao todo, Gui coleciona três recordes no Guinness World Records: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Em 2022, Gui Khury também foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada e se tornou o campeão brasileiro de vertical mais jovem da história.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…