Esporte

Gui Khury vence Lexus X-Games Pro Vert

No último final de semana, o skatista Gui Khury, de apenas 15 anos, venceu o Lexus X-Games Pro Vert, competição de skate vertical que aconteceu durante o US Open Of Surfing, no lado sul do Huntington Beach Pier, na Califórnia, nos Estados Unidos. Uma potência da modalidade, recentemente, o curitibano também venceu o Tony Hawk’s Vert Alert, o Jackalope Festival – maior evento de esportes radicais do Canadá-, e também a medalha de ouro no Vert Best Trick nos X-Games de Ventura, no mês passado.

O US Open Of Surfing aconteceu entre os dias 03 a 11 de agosto, e reuniu competições de duas divisões: WSL Longboard Tour e a quarta etapa do Challenger Series, a principal competição de acesso para a elite do surf mundial. O evento é maior competição do esporte no mundo, contando com alguns dos melhores surfistas e atrações especiais durante o campeonato.

Com uma rampa enorme de vertical na praia, ainda houve espaço para uma competição insana de skate dos X-Games, reunindo os melhores atletas profissionais e amadores da modalidade, como: Jimmy Wilkins, 12 vezes medalhista nos X-Games; Elliot Sloan, 16 vezes medalhista; e Gui Khury, 9 vezes medalhista. Toda a ação foi aberta para o público local.

Um dos melhores skatistas do mundo no vertical, Gui coleciona 9 medalhas na maior competição de esportes radicais do planeta, sendo 3 de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Mesmo com a pouca idade, o brasileiro acumula feitos históricos e sonha que a modalidade vire Olímpica, junto com o Park e o Street.

SOBRE GUI KHURY

Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate. Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéreos e giros em mega pistas. Hoje, com 15 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino.

Em julho de 2021, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate, e entrou para o livro dos recordes de 2022. Ao todo, Gui coleciona três recordes no Guinness World Records: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Em 2022, Gui Khury também foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada e se tornou o campeão brasileiro de vertical mais jovem da história.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

12 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

13 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

13 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

13 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

13 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

13 horas ago