Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

PUBLICIDADE

Ratinho_Guto_BUD
Crédito/Fotos: Valdelino Pontes.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD), que fará o trajeto entre Piraquara e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O ponto de partida foi o Terminal São Roque, em Piraquara, local que recebeu a fase final de testes do novo modal.

O veículo é 100% elétrico, equipado com supercapacitores que possibilitam carregamento rápido. Também conta com ar-condicionado, isolamento acústico e térmico, menor emissão de ruídos e mais conforto aos usuários. Durante o lançamento, Guto Silva destacou o caráter inovador do projeto. Segundo ele, o BUD representa um avanço para o transporte coletivo.

De acordo com o secretário, o bonde urbano é uma tecnologia que reúne características de diferentes modais. “Esse é o teste inaugural desse novo equipamento, que não é um trem, não é um ônibus, mas ele reúne tudo que tem de melhor e mais moderno no mundo. Esse é o primeiro bonde urbano digital do Brasil, ele trafega sobre um trilho digital e é o que tem de mais moderno, silencioso, qualidade, ele parece um trem com a capacidade alongada e não temos nenhuma dúvida que será uma revolução na mobilidade, no transporte do Brasil”, afirmou.

O BUD é uma inovação em mobilidade promovida pelo Governo do Estado e passa a integrar o sistema de transporte metropolitano como reforço às linhas convencionais. O sistema será implantado em um trecho de aproximadamente 13 quilômetros, entre os terminais de Pinhais e Piraquara, em uma região que atualmente movimenta cerca de 10 mil pessoas por dia.

Treinamento
Antes do início da operação com passageiros, o veículo realizou testes no Terminal São Roque no mês passado. Os marcadores magnéticos instalados no terminal e na Rodovia Leopoldo Jacomel permitem que o BUD execute manobras autônomas, sempre supervisionadas pelos motoristas em treinamento. Com 30 metros de comprimento e capacidade para até 280 passageiros, a estimativa da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná) é atender cerca de 10 mil usuários por mês. A tarifa será a mesma do sistema metropolitano, R$ 5,50, mantendo a integração com outras linhas.

Crédito/Fotos: Valdelino Pontes.
Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima