Empreendedorismo

Helicóptero AW139 da Abu Dhabi Aviation realiza o primeiro vôo com Combustível de Aviação Sustentável do Oriente Médio

Abu Dhabi Aviation (ADA) realizou dois voos com um helicóptero Leonardo AW139 movido a SAF (Combustível de Aviação Sustentável) em Abu Dhabi nos dias 28 e 30 de novembro, marcando o pioneirismo nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio.

Abu Dhabi, 30/11/2023 – A Abu Dhabi Aviation (ADA) e a Leonardo anunciaram que o helicóptero bimotor intermediário AW139 da ADA realizou dois voos movidos a combustível de aviação misturado com SAF (Combustível de Aviação Sustentável) em Abu Dhabi nos dias 28 e 30 de novembro. Neste último voo, levou a bordo Dignitários[CB1] [CB2] [CA3]  dos Emirados Árabes Unidos e representantes da indústria. Os voos marcaram a primeira vez que um helicóptero voou usando SAF nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio. Esta iniciativa demonstra a capacidade e o compromisso ativo da ADA e da Leonardo na redução do impacto da aviação nas emissões globais de carbono.

Neste contexto, Nader Ahmed Al Hammadi, Presidente da Abu Dhabi Aviation, afirmou que a empresa está interessada em colaborar com os seus parceiros estratégicos para acelerar a redução da pegada de carbono do setor da aviação, contribuir para alcançar as metas climáticas do país e melhorar a eficiência do combustível. Ele acrescentou: “Reafirmamos o compromisso da ADA em apoiar os esforços dos Emirados Árabes no setor da aviação em garantir o crescimento sustentável e a sua adoção no futuro”.

Gian Piero Cutillo, MD da Leonardo Helicopters, disse: “Os voos SAF nos Emirados Árabes Unidos realizados pelo AW139 da ADA mostraram que é possível acompanhar a rápida evolução dos requisitos de sustentabilidade na aviação. Esta tecnologia pode proporcionar benefícios reais na região, e em todo o mundo, e pode estar prontamente disponível para todos os tipos de missões. Estamos empenhados em unir forças com autoridades, líderes da indústria energética e prestadores de serviços de helicópteros para incentivar o uso de SAF na redução da pegada de carbono.”

 

[CB4] [CA5] Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes, afirmou que o setor da aviação civil no país realizou progressos significativos para melhorar a utilização do SAF e destacou que o sucesso do primeiro o voo de helicóptero utilizando o combustível é um passo importante nos esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono no setor da aviação. “No dia 24 deste mês, durante a conclusão da terceira Conferência da ICAO sobre Aviação e Combustíveis Alternativos, organizada pelos Emirados Árabes Unidos, o mundo testemunhou o lançamento do Dubai Framework for Sustainable Aviation Fuel, que representa o início do caminho para um futuro mais sustentável na aviação, visando alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões até 2050.”

A ADA e a Leonardo colaboram há mais de 15 anos, e a operadora já adquiriu um total de 33 aeronaves até o momento, a maioria modelos AW139. Recentemente, a ADA estabeleceu um marco de 100.000 horas de voo com helicópteros Leonardo. A frota foi ampliada há cerca de dez anos para serviços abrangentes de suporte localizado, manutenção e revisão nos Emirados Árabes Unidos, com o estabelecimento da Joint Venture AgustaWestland Aviation Services, que também tem provê serviços de treinamento e simulação.

Considerado o programa de helicópteros mais importante do mundo desde a sua certificação em 2004 e o modelo mais vendido em sua categoria, o AW139 registrou pedidos de mais de 1.300 unidades de cerca de 290 operadores em 80 países até o momento[CB6] . A frota global de AW139 tem quase 4 milhões de horas de voo registradas. O helicóptero apresenta aviônicos de última geração, com sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para melhorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade incomparável, margens de potência e desempenho geral, a cabine mais ampla em sua categoria apresentando alta modularidade para reconfiguração rápida, uma caixa de engrenagens principal exclusiva com capacidade de funcionamento a seco de mais de 60 minutos, para maior confiabilidade e segurança, além de mais de 1.000 kits certificados. O AW139 é movido por dois motores Pratt & Whitney Canada PT6C-67C que fornecem capacidade de potência excepcional, com cada motor produzindo 1.700 cavalos de potência (shp) termodinâmica. O modelo tem recursos digitais avançados para manutenção e treinamento, tanto em termos de gerenciamento de dados de voo da frota quanto de simulação para pilotos, tripulações de cabine e técnicos. Este ano, helicópteros AW139 realizaram voos de demonstração com a SAF no Japão e na Malásia.

Sobe a Abu Dhabi Aviation

A Abu Dhabi Aviation é uma shareholding e a maior operadora comercial de helicópteros na região MENA. Fundada em 1976, a empresa possui uma frota de quase 60 aeronaves, incluindo mais de 50 helicópteros e várias aeronaves de asa fixa. A ADA opera aeronaves para diversas entidades e ganhou vários prêmios internacionais de aviação, completando mais de 1.000.000 de horas de voo seguras. A ADA foi o primeiro AOC de asa rotativa nos Emirados Árabes Unidos, estabelecido em 1976. Principal operadora e mantenedora de helicópteros na região MENA, a empresa conduz operações de petróleo e gás em terra e off shore, bem como HEMS, transporte VIP e muitos outros serviços de aviação em os Emirados Árabes Unidos e também em todo o mundo.

 

Sobre a Leonardo

Leonardo é uma empresa líder global nos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, opera nas áreas de helicópteros, eletrônica, aeronaves, cibernética e segurança e espaço, e é um parceiro importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas na Itália, no Reino Unido, na Polónia, nos EUA e em Israel e também opera através de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (80,9%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt ( 25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo reportou novas encomendas de 17,3 mil milhões de euros em 2022, com uma carteira de encomendas de 37,5 mil milhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 mil milhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

9 minutos ago

Eduardo Pimentel lidera intenção de votos para Curitiba

Os três cenários pesquisados indicam liderança de Eduardo Pimentel para a prefeitura de Curitiba, fora…

12 minutos ago

Auxiliar que sofreu assédio sexual aos 17 anos consegue aumentar valor da indenização

8/7/2024 - A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou recentemente dois casos de…

16 minutos ago

Joinville ganhou Casa China de R$ 2 milhões

A Casa China inaugurou na última sexta-feira (05) uma loja de R$ 2 milhões na…

19 minutos ago

Atletas do Instituto Meninos do Lago participam de marcação de peixes na Itaipu

Acostumados a utilizar o reservatório da Itaipu para a prática de esportes, os atletas e…

23 minutos ago

Havaianas é o uniforme oficial dos brasileiros durante os Jogos Olímpicos

São Paulo, julho de 2024 – A Havaianas, patrocinadora oficial dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros,…

30 minutos ago