Empreendedorismo

Himalaya Town Center adota o conceito de “Cidade de 15 minutos”

O conceito de “Cidades de 15 minutos”, presente no Relatório Mundial das Cidades, documento bianual lançado pela UN-Habitat (programa de habitação da ONU), é um projeto urbano que propõe uma transformação nas grandes cidades, cujo propósito é o possível atendimento das necessidades básicas do dia a dia de toda a população em uma distância de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Alinhado a esse conceito, o Himalaya Town Center, complexo arquitetônico que está sendo implantado no Vila da Serra, em Nova Lima, contará com edifícios residenciais, um centro comercial completo, um hospital, escritórios, além de praças e áreas de entretenimento, cultura, esporte e lazer.

Criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne, o conceito nasceu com o objetivo de remodelar nossas cidades e modelos urbanos para que elas se adaptem aos homens e não o contrário, como revelou em um TedTalk: “a ideia é que as cidades sejam projetadas para que, na distância de uma caminhada ou pedalada de 15 minutos, as pessoas possam viver a essência do que constitui a experiência urbana para acessar o trabalho, a casa, a comida, a saúde, a educação, a cultura e o lazer. Precisamos tornar a vida urbana mais agradável, ágil, saudável e flexível. Para isso, precisamos garantir que todos, e digo todos, que moram no centro e na periferia, tenham acesso aos principais serviços nas proximidades”.

Com a aplicação do conceito, o Himalaya Town Center pretende contribuir não só para o bem-estar e a qualidade de vida da população inserida naquele contexto, mas para diminuir o impacto climático e promover o desenvolvimento urbano sustentável na região. De acordo com Milenna Crespo, arquiteta e vice-presidente da Designcorp International, empresa canadense responsável pela concepção do Himalaya Town Center, “o complexo de uso misto é a recriação da condição de uma cidade ideal. E é esta concepção de town center, presente no empreendimento. No HTC recriamos a condição de uma cidade ideal, controlando e prevendo todas as condições para seu funcionamento harmônico. Comércio, restaurantes, escritórios, residências, hospitais, espaços de convivência, acesso, estacionamentos e serviços: a integração entre todos estes ambientes é recriada de maneira planejada e estruturada para que todos possam viver.”

Divulgação
Himalaya Town Center

Nesse sentido, o Himalaya foi planejado dentro do conceito criado por Carlos Moreno, como afirma Adriana Gribel, diretora da Everest Empreendimentos, responsável pelo complexo multiuso: “o Himalaya Town Center consolida o conceito tradicional de cidade de convivência, encontro e aproximação das pessoas que nos grandes centros acabou se perdendo. O projeto é feito para quem convive no empreendimento, mas também para os usuários, em especial os das áreas primária e secundária, que podem acessá-lo a pé, numa distância de até 15 minutos caminhando. É o conceito de praça de cidade pequena que na cidade grande se perdeu.”

Para Adriana, a escolha do local para a implantação do Himalaya também é um diferencial, pela escassez de espaços públicos para recreação: “a região do Vila da Serra e do Vale do Sereno em Nova Lima não possui espaço público de uso comum para o lazer. É uma carência da região. Este projeto vai recriar o conceito de praça de cidades pequenas e a retomada de valores como a convivência e qualidade de vida.”

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Projeto – Himalaya Town Center

Himalaya Town Center

O Himalaya Town Center traz projeto inovador e único no estado. Desenvolvido e gerenciado pela Everest Empreendimentos, concebido pela Designcorp e projetado pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura, o complexo de uso misto é uma novidade em Minas Gerais e vai oferecer uma estrutura “extraordinária” aos seus moradores e visitantes, como define Milenna Crespo: “para nós, extraordinário é ser o único no mercado. Único porque traduz o ambiente onde está inserido, é construído dentro de um conceito relevante para sua comunidade. Aqui extraordinário não significa ser algo totalmente fora da realidade que as pessoas não se reconhecem como parte do projeto. É claro que o limiar desse princípio é muito delicado, mas é assim que atuamos aqui na DesignCorp. É imprescindível que entreguemos um projeto extraordinário no sentido de ser único, mas, ao mesmo tempo, que seja conectado com as pessoas que irão conviver nele. Para nós, é essencial criar um ‘espaço de ficar’ (para as pessoas usufruírem e permanecerem) e não um espaço de passagem. É isso que o Himalaya vai oferecer às pessoas”.

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Himalaya Town Center

O complexo arquitetônico está sendo construído na Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, em um terreno de 53 mil m2, em frente aos hospitais Biocor e Vila da Serra. Com um aporte financeiro de cerca de R$ 1 bilhão, o projeto vai contemplar, em 233.800 mde área construída, um centro comercial completo em uma praça central, três prédios residenciais, um hospital do Grupo Oncoclínicas, duas torres comerciais, um centro de convenções, um teatro e uma grande área de lazer e de esporte, além de um estacionamento para cerca de 2500 veículos.

De acordo com Jeremy McMullin, presidente da Designcorp International, o projeto Himalaya é um protótipo perfeito do paradigma da “cidade de 15 minutos”, por oferecer um mix completo de serviços, experiências e bens combinados com cultura, gastronomia e entretenimento em uma construção caminhável e sustentável. “O Himalaya permite que as pessoas usem o carro apenas para chegar e não precisem usá-lo novamente durante toda a sua experiência no projeto. Isso contribui muito para o pensamento sustentável. Sem mencionar o uso de vegetação natural que oferece resfriamento, habitat para formas de vida naturais, bem como os benefícios para a saúde que os espaços naturais proporcionam. Além disso, este projeto, quando totalmente construído conforme proposto, oferecerá uma rica variedade de oportunidades de emprego e um ambiente economicamente sustentável e habitável.

 

Redação JBA Notícias

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