fbpx
Empreendedorismo

Holanda importará aviões desenvolvidos pela Embraer com apoio do senador Oriovisto

O Ministério de Defesa da Holanda confirmou, nesta quinta-feira (16), a escolha do cargueiro KC-390 Millennium da Embraer para substituir os aviões do modelo C-130 daquele país. Segundo o Ministério, a previsão é que o primeiro novo avião seja entregue em meados de 2026.

O modelo KC-390M foi desenvolvido pela Embraer com parte dos recursos provenientes de emendas do senador Oriovisto Guimarães (PODE- PR), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 e no Plano Plurianual (PPA), com objetivo de incentivar o fomento à ciência e tecnologia no Brasil. Pela iniciativa, na época, o senador recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (fotos).

O senador Oriovisto foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico pelo comandante Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“Apoiar a pesquisa e a tecnologia brasileira para a construção deste avião foi uma das boas coisas que pude fazer com as emendas que o cargo de senador me possibilitam”, destaca o parlamentar.

a competição pela preferência do governo holandês, o KC-390M derrotou o C-130J da gigante americana Lockheed Martin. “A disponibilidade do KC-390M é maior, a aeronave pontua melhor em uma série de requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção”, afirmou o Ministério da Defesa da Holanda.

Em nota a Embraer afirmou estar “honrada com a decisão do Ministério da Defesa da Holanda”, mas reconheceu que a escolha representa o início de um longo processo até a entrega dos aviões.

A aeronave é a maior já fabricada no Brasil e cumpre missões de transporte logístico militar, lançamento de cargas e paraquedistas, reabastecimento em voos de jatos e helicópteros, condução de operações de busca e resgate e evacuação aeromédica, bem como apoio em missões humanitárias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo