São Paulo, maio de 2023 – A paisagista Mônica Costa assina o ambiente “Horta Urbana”, localizado no prédio do Conjunto Nacional, ícone da arquitetura paulistana, que está sendo palco para 36ª CASACOR São Paulo, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, que abre suas portas no dia 30 de maio e vai até 6 de agosto de 2023.
Guiada pelo tema Corpo & Morada, a paisagista apresenta um espaço sensorial e imersivo de bem-estar e prazer. São 100 m², sendo 70 m² indoor e 30 m² outdoor, que promove a conexão com a natureza e desperta a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis.
“Essa experiência pode levar a uma apreciação mais profunda do meio ambiente e a uma maior adoção de comportamentos ecológicos”, comenta Mônica, especialista em criar hortas urbanas, tendência que dominou os pedidos do seu escritório para jardins pós-pandemia.
Ao adentrar no ambiente, o visitante já se vê envolvido com a varanda, que busca explorar a desconexão, mostrando sobre se permitir tocar, cheirar, cultivar, receber e se encantar com as maravilhas da natureza. O refúgio conta com uma mesa estilo piquenique, escultura em tecido e bancos em madeira, que se misturam com vasos vietnamitas, plantas ornamentais e frutíferas como jabuticaba, oliveira, laranjeira e folhagens tropicais. Ali, também há uma pequena rampa/deck, de madeira cumaru, com guarda copo, que dá acesso a área da horta e jardim.
No exterior, criou-se no muro o jardim vertical, que é verdadeiro oásis de beleza e tranquilidade por suas diferentes espécies de plantas, que dão um visual único e encantador. Entre as folhagens, destacam-se duas em especial: o Philodendro Ondulata, exuberante por suas folhas verdes e vibrantes e o Boldinho, com flores roxas bem delicadas. A natureza ainda se expressa em vasos com alecrim, manjericão, lavandas e um mix de ervas, que inclui peixinho, arruda, salsa, pimenta, cebolinha, pimentão e hortelã, que trazem um aroma agradável ao ambiente.
A pia, com bancada de pedra inserida no canteiro, permite ter todas as ervas por perto, facilitando na rotina do preparo dos alimentos e promovendo hábitos mais saudáveis. Já o projeto luminotécnico prevê iluminação necessária para as plantas e temperos, além disso, contribui com o cenário do grande jardim à noite, deixando contemplativo e acolhedor.
“Trabalhar com a terra, sentir a natureza, perceber ciclos e observar a dinâmica da vida interagindo o tempo todo, desperta nossos sentidos, cuida da nossa saúde e nos nutre. Trabalhei o Jardim funcional da horta urbana também como um jardim sensorial. Formas de interagir com o espaço e ampliar a conexão, trazendo ao jardim beleza e funcionalidade, ou seja, corpo e morada”, completa a paisagista.
Na última sexta-feira (13), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá,…
Curitiba passa a contar com o primeiro hospital veterinário municipal do Paraná. O prefeito Rafael Greca…
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) vai realizar na próxima terça-feira, 17 de dezembro,…
A Controladoria Geral do Município de Pinhais ganhou destaque em recente levantamento realizado pelo Tribunal…
O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, teve as contas de sua campanha aprovadas sem…
A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…