As colaboradoras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba-PR, podem contar com uma nova estrutura de apoio e cuidado. Nesta terça-feira, 16 de maio, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação, que fica ao lado do Banco de Leite Humano (BLH). O diretor-geral da instituição, Dr. Tiago Tormen, participou do corte da faixa inaugural.
“Uma iniciativa que partiu das colaboradoras e veio de encontro ao nosso propósito de alcançar melhorias contínuas, na busca de contemplar a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que é educar e cuidar”, disse Dr. Tiago.
A Sala de Apoio à Amamentação do HUEM será certificada pelo Ministério da Saúde. Existem 200 salas semelhantes espalhadas pelo Brasil, das quais 22 são no Paraná. Autora da iniciativa, a coordenadora do BLH, Ana Lúcia dos Anjos, salienta a importância de espaços como esses.
“Entre colaboradoras e terceirizadas, temos no HUEM uma média de 90 mulheres que retornam de licença maternidade por ano. É fundamental que elas tenham um local adequado para amamentar após voltarem ao trabalho. Estou muito feliz e agradecida por nossa inauguração”, destaca Ana Lúcia.
Atualmente são 1.440 colaboradoras em idade fértil, e outras 456 terceirizadas. Além da amamentação, as mães também podem utilizar a sala para esgotar o leite excedente com objetivo de doar para o Banco de Leite do Hospital. O estoque alimenta os recém-nascidos que estão na UTI pediátrica e uma quantidade é repassada para outras instituições de saúde.
A sala conta com refrigerador adequado para o armazenamento do leite humano, poltronas confortáveis e ambiente tranquilo. Tudo para assegurar sossego e aconchego para as mães e para os bebês.
Inauguração
Momentos após o corte da faixa inaugural, o espaço já foi utilizado pela primeira vez. A médica Andreia Franco, chefe do serviço de cuidados paliativos pediátricos do HUEM, sentou-se na poltrona para amamentar sua filha Maria, de cinco meses.
“É gratificante trabalhar em uma instituição que incentiva a amamentação. Maria nasceu aqui. Tive dificuldades para amamentar e os profissionais foram fundamentais para conseguirmos chegar aos cinco meses amamentando. Estou muito feliz em poder inaugurar esta sala linda, um local de amor e de respeito, feito para acolher”, ressaltou a médica.
Duas colaboradoras gestantes participaram da inauguração da Sala de Apoio à Amamentação. Graciele da Luz, que trabalha no BLH e alojamento conjunto, e a Bárbara Goulart, supervisora de enfermagem.
Graciele está com 34 semanas de gestação, esperando seu primeiro filho que vai se chamar Miguel. “Uma tranquilidade a mais para quando eu retornar da licença, saber que existe um local próprio para esgotar o leite, podendo doar ou levar para casa”, diz ela.
Bárbara, que está com 32 semanas, também espera o primeiro filho, Gabriel. Ela ressaltou a iniciativa do Hospital em ofertar esta sala às colaboradoras. “Eu vejo como um cuidado da instituição, com a mulher que volta ao trabalho em um momento tão delicado, precisando se afastar do filho. É uma atenção, para que a gente consiga prover um conforto em continuar com a amamentação, que traz tantos benefícios para o bebê”, afirma.
Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie
É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.
Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri – SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
O Mackenzie tem missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora.
São Paulo, dezembro de 2024 – Francisco Lima é o maratonista mais velho em atividade no…
O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal…
A trilha musical da queima de fogos do Rio Réveillon 2025, evento realizado pela Prefeitura do…
Desta quinta-feira (26) a 5 de janeiro, o Turismo de Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec,…
Referência em economia criativa em toda a região, a feira itinerante Londrina Criativa celebra as…
A Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em inteligência de redistribuição de alimentos em perfeitas condições…