Turismo

Hotéis de luxo e seus magníficos restaurantes

O Brasil recebe milhares de turistas todos os anos. O país tem excelentes opções de luxo conhecidas internacionalmente no universo hoteleiro. Mas além das impecáveis acomodações, os hotéis também contam com algo que encanta seus hóspedes e aqueles que procuram por referências no mundo gastronômico – seus apaixonantes restaurantes. São chefs renomados, paisagens exuberantes, cartas de vinhos com rótulos escolhidos pelos melhores sommeliers, chás que remetem a histórias antigas, entre outros encantos que chamam a atenção dos entusiastas da gastronomia.

Segundo Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos e fundador da Politi Academy, ao pensarmos em restaurantes de luxo, imediatamente nossa mente os associa a um universo repleto de glamour e requinte. Mas, o que de fato caracteriza esses espaços como elixires de uma experiência gastronômica sem igual?

Em primeiro lugar, a excelência culinária é indiscutível, ou seja, a qualidade, criatividade e apresentação dos pratos são aspectos que se destacam e devem sempre vir acompanhados de uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada. Outro aspecto é a atmosfera do lugar – um ambiente que fala aos sentidos, seduzindo o olfato, paladar e visão, é resultado de uma decoração meticulosa e iluminação adequada. Outro elemento vital é o serviço personalizado, uma vez que garçons e maîtres são verdadeiros anfitriões da boa experiência, antevendo necessidades e superando expectativas, tornando o comum em algo memorável. “Restaurantes de luxo não são apenas estabelecimentos de alta cozinha; eles são cenários de momentos inesquecíveis, definindo-se por padrões de sofisticação e serviço que transcendem o comum”, explica o empresário.

*Marcelo Politi (especialista em negócios gastronomicos)

Listamos alguns restaurantes de hotéis que contam com verdadeiras referências gastronômicas:

1- No Tivoli Mofarrej São Paulo, por exemplo, o Must Restaurant reúne elegância e aconchego em seu restaurante com teto de vidro ou à beira da relaxante piscina, onde se encontra o melhor da gastronomia autoral de Danilo Brasil. Os drinks artesanais ficam por conta da Adriana Pino e a decoração tropical do jardim tem a assinatura de Amir Slama. Os hóspedes e convidados ainda podem degustar de um saboroso menu no Seen Restaurant & Bar – o bar central em 360º que oferece a vista para o maravilhoso skyline de São Paulo. A cozinha variada está sob o comando do chefpreneur Olivier da Costa e da chef Gizely Rocha, enquanto os drinks são elaborados pelo barman Heitor Marin. Outra atração é o sushi bar do chef Fernando Sant’anna. O restaurante tem a assinatura do chefpreneur Olivier da Costa, franco-português com 20 anos de carreira na Europa.

*Must Restaurante – Tivoli Mofarrej São Paulo

2 – O restaurante Tangará Jean-Georges, do hotel Palácio Tangará São Paulo, oferece vista para o verde exuberante do Parque Burle Marx. Em um ambiente de extrema elegância, é o primeiro e único endereço do internacionalmente reconhecido chef Jean Georges Vongerichten na America do Sul. O restaurante oferece menu à la carte, bem como menu degustação, uma carta de vinhos com 280 diferentes rótulos, cuidadosamente selecionados, que incluem alguns dos melhores rótulos do velho e novo mundo. Já na piscina, repleta de árvores frutíferas, o Páteo do Palácio conta com as criações do chef Filipe Rizzato, ao longo de todo o dia.

3 – Em Gramado, no Castelo Saint Andrews está o restaurante Primrose. Seu nome foi inspirado em uma pequena flor que cobre os campos em torno dos famosos castelos da Escócia. Primrose sugere a primeira rosa da primavera, isso porque florescem ao final do rigoroso inverno escocês e simbolizam a juventude e a amizade. Com perfume delicado, ela encanta e ganha destaque também na gastronomia, pois são flores comestíveis e dão um toque especial e requintado nos pratos. Cada detalhe do ambiente contribui para um clima intimista e requintado. As mesas são iluminadas individualmente por um lindo lustre de cristal tcheco. A gastronomia tem inspiração na culinária franco italiana, mas adaptado ao Terroir da Serra Gaúcha. As 17h, seguindo sua tradição, é servido o Chá da Tarde em um ambiente que combina o encanto inglês com o toque exclusivo do chef Fernando Becker.

4 – No Rio de Janeiro, o Copacabana Palace é um marco de elegância A gastronomia do hotel é uma fusão elegante de sabores locais e internacionais. O premiado restaurante Cipriani, conhecido por seu refinado menu italiano, brilha pela excelência em massas e vinhos. O Pérgula, à beira da piscina, serve pratos brasileiros tradicionais, com destaque para a feijoada aos sábados, que é uma autêntica celebração da cultura local. O MEE, é uma joia rara da gastronomia pan-asiática no Brasil. Com uma estrela Michelin, o restaurante se destaca pela inovação e qualidade impecável dos pratos. O menu cativa com uma seleção sofisticada que inclui sushi, sashimi e pratos principais inspirados nas culinárias da Tailândia, China, Japão e Coreia.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço. O mentor atende mais de 3.000 empresários do setor.

Sobre o Acelera #Food Nation – Comandado por Marcelo Politi é um dos maiores encontros dos profissionais do mercado de food service, focado na aceleração de negócios do setor. Em 2024 o Acelera #Food Nation realizará sua terceira edição. O evento recebeu grandes nomes da gastronomia como Pierre Berenstein (CEO do Bloomin´Brands – Grupo detentor da marca Outback Steakhouse), Ricardo Garrido (sócio da Cia Tradicional do Comércio), Eduardo Ourivio (sócio fundador do Grupo Trigo – que conta com Spoleto em seu portfólio) e Benny Goldenberg (sócio do restaurante Arturito), entre outros. Em 2024 o evento acontecerá no Teatro Santander e o público estimado é de 800 participantes.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

14 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

14 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

14 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

14 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

14 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

14 horas ago