[Barcelona, Espanha, 27 de fevereiro de 2024] Durante o MWC24 Barcelona, a Huawei, juntamente com a UNESCO, agências governamentais, grupos de reflexão e parceiros ecológicos da América Latina e do Caribe, organizaram uma mesa redonda com a mídia para discutir o papel-chave da tecnologia digital no cultivo de talentos e na proteção do meio ambiente na região. A discussão teve como objetivo encorajar todos os setores da comunidade a colaborar na promoção do desenvolvimento sustentável possibilitado pela tecnologia. Esta iniciativa ajudará a fortalecer os talentos digitais e a proteção ambiental na América Latina. É uma iniciativa para todos os setores colaborarem na promoção da tecnologia para permitir o desenvolvimento sustentável e ajudar a impulsionar os talentos digitais e a proteção ambiental na América Latina e no Caribe.
Durante a conferência, o Governo do Estado de Yucatán, no México, a agência de inovação C Minds, o Sistema Nacional de Áreas de Conservação da Costa Rica (SINAC) e a Diretoria de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação e Ciência do Peru estavam entre os parceiros da Iniciativa TECH4ALL na América Latina e no Caribe que discutiram o potencial da tecnologia no futuro para proteger os ecossistemas naturais, bem como para melhorar as competências digitais das populações da região e reduzir a lacuna digital.
Claudia Uribe, Diretora da Representação da UNESCO para a Educação na América Latina e no Caribe, reconhece que a América Latina e o Caribe hoje enfrentam desafios fundamentais, como a falta de recursos educacionais e deficiências no ensino. É muito bom ver a Huawei compartilhar uma visão comum com a UNESCO sobre a promoção de talentos digitais e a redução da lacuna digital, e colocá-la em ação para servir as comunidades locais, como o projeto Digi School no Chile, que promove a transformação digital da educação básica, fornecendo professores K12 (jardim de infância até 2º grau) com as competências necessárias em TIC através do fornecimento de equipamentos profissionais e orientação técnica.
César Funes, vice-presidente de Relações Institucionais da Huawei para a América Latina e Caribe, destacou que o desenvolvimento de talentos digitais é um motor chave para a transformação digital, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida na América Latina e no Caribe. Como empresa focada na inovação, a Huawei está disposta a fazer mais para eliminar a lacuna digital entre os países da região e colaborar com múltiplos stakeholders para resolver o desafio da escassez de talentos em TIC na América Latina e Caribe.
James McBreen, Diretor Sênior de Programa da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), destacou a importância das experiências da Iniciativa Tech4Nature nos países latino-americanos para demonstrar o poder e o potencial da tecnologia para a conservação da natureza. Estes projetos utilizam uma série de tecnologias inovadoras e soluções digitais, como computação em nuvem, big data e inteligência artificial, para permitir a tomada de decisões informadas acionáveis para a conservação eficaz de espécies ameaçadas e dos seus habitats. Convidamos parceiros do setor de TIC, ambientalistas, comunidades locais e legisladores da América Latina e do Caribe a se unirem à Tech4Nature para ajudar a alcançar a meta global de conservar efetivamente pelo menos 30% da terra e da água até 2030.
Joyce Liu, Diretora do Escritório do Programa de Inclusão Digital TECH4ALL da Huawei, disse que através do uso inteligente da tecnologia e da parceria público-privada, acreditamos que a tecnologia digital seria um catalisador para acelerar o desenvolvimento sustentável na América Latina e em todo o mundo.
Tech4Nature é uma colaboração entre a Huawei e a UICN que começou em 2020 para desenvolver soluções de conservação da natureza baseadas em tecnologia para 300 áreas protegidas em todo o mundo através da aplicação de tecnologias digitais em projetos piloto para melhorar a eficiência da conservação da natureza.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
O aumento da tributação sobre compras realizadas em sites internacionais, como Shein e AliExpress, está…
Nessa quinta-feira (19), a Justiça homologou um acordo histórico entre a União e a Educafro,…
A nova barra Gov.Br, lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal…
Com reforço no efetivo das forças de segurança, atrações culturais gratuitas e atividades esportivas, a…
Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses…
Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo feminino no país, o Grupo Boticário abre inscrições…