Turismo

IAT reabre refúgios ecológicos

O Instituto Água e Terra (IAT) autorizou a reabertura de quatro Unidades de Conservação (Ucs), que ainda tinham restrições de visitação, para atividades individuais como caminhada, corrida e exercícios.

Agora são 24 espaços abertos à visitação.

Com a Portaria número 313/2021, emitida pelo órgão, agora recebem visitantes o Parque Estadual de Ibiporã (Norte do Paraná); o Parque Estadual Mata São Francisco (Cornélio Procópio, Norte); o Parque Estadual de Campinhos (Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba); e a Estação Ecológica do Caiuá (Diamante do Norte, Noroeste).

Para saber os horários de funcionamento e a capacidade de carga de cada Unidade, clique AQUI.

A Portaria também define o retorno de 100% da capacidade de visitação nos parques.

De acordo com o documento, elas podem funcionar das 8 horas às 17 horas, porém os bebedouros permanecem interditados e continuam proibidos os acampamentos e fogueiras, e também o comércio nas dependências dos parques.

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ainda é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores e colaboradores, e o limite de capacidade deve ser respeitado.

“A pandemia ainda exige cuidados e precisamos da colaboração de todos. Sabemos que há muita procura desses locais para lazer, especialmente durante um feriado prolongado, mas pedimos a compreensão para que o passeio seja feito com segurança”, disse. Além disso, ele reforça, é fundamental que os visitantes não ingressem nos parques por entradas clandestinas.

“O acesso às nossas Unidades de Conservação deve ser feito somente pelas portarias oficiais”.

INTERDITADO – Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

FERIADO – Durante o feriado prolongado, as Unidades de Conservação abrem todos os dias, até mesmo nas terças-feiras, em que normalmente ficam fechadas para manutenção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo