Geral

IBEF-PR promove debate sobre a Reforma Tributária com Executivos de Finanças do Paraná

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças realizou, em novembro, o IBEF Talks, um encontro com executivos da comunidade financeira associados ao IBEF-PR, para promover debates e discussões acerca da reforma tributária e dos impactos dessa mudança na legislação de tributos para a indústria.

Cerca de 40 participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar cases de suas organizações, tirar dúvidas e propor estratégias para diversos aspectos da reforma tributária. Foram abordados temas como o período de transição do regime atual para o novo regime de tributação sobre o consumo, quais contribuições e impostos serão extintos, quais serão mantidos e quais serão criados.

Para Francisco Cunha, integrante do Comitê Tributário e Empresarial do IBEF-PR, no início do processo haverá muitos desafios a serem vencidos, que exigirão organização e planejamento por parte das instituições. “Nesse período de transição, a tendência é que a situação fique mais complexa, pois as empresas vão gastar mais tempo para apurar tributos, já que coexistirão tarifas em vigor com impostos novos, demandando investimentos das empresas em adaptação, novos sistemas, treinamento de equipes, com impactos diretos ao conviver com dois sistemas simultâneos, até o fim da transição em 2033, com a implementação da simplificação do recolhimento de tributos sobre o consumo”, explica Cunha.

A reforma tributária sobre o consumo no Brasil foi aprovada pelo Congresso Nacional em duas etapas principais em 2023. A primeira etapa envolveu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, apresentada pela Câmara dos Deputados em julho, que, após aprovação, foi enviada para análise do Senado e recebeu aprovação em novembro do ano passado. Em abril de 2024, o governo encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma dos tributos sobre o consumo.

A mudança busca alinhar o sistema tributário brasileiro aos padrões internacionais, tornando-o mais eficiente e transparente. Espera-se que, nos próximos 15 anos, a reforma impulsione o crescimento do PIB em até 20 pontos percentuais adicionais, crie milhões de empregos e eleve o poder de compra da população brasileira.

Sobre o IBEF-PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

3 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

3 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

3 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

3 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

3 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

3 horas ago