Geral

Idec defende recursos públicos em consulta sobre política de trens para passageiros

Instituto enviou 27 contribuições à Consulta do Ministério dos Transportes sobre a Política do Transporte Ferroviário de Passageiros

O Idec, ONG de defesa do consumidor, enviou 27 contribuições à consulta pública sobre a Política do Transporte Ferroviário de Passageiros, criada pelo Ministério dos Transportes e encerrada na última terça-feira (9/1). O governo federal pretende estabelecer a medida por meio de Decreto.

Entre os principais temas incluídos nas contribuições estão a necessidade de estabelecer critérios de qualidade como frequência e pontualidade do serviço; boas práticas de gestão, para garantir a qualidade dos contratos de concessão; e prioridade na utilização de recursos públicos, por meio de investimentos e subsídios, para garantir a expansão da rede e a qualidade do serviço para o usuário. O instituto também enviou sugestões sobre: medidas de transparência, participação popular e ambientais, como o cuidado com o entorno da rede de trens; e sugestões de detalhamento de direitos dos usuários.

De acordo com Rafael Calabria, coordenador do programa de Mobilidade Urbana do Idec, o transporte regional por trem de passageiros foi sendo desmontado no Brasil desde a década de 1990, com base em uma visão equivocada e ultrapassada de que o serviço deveria ser lucrativo. Isso deixou a mobilidade regional dependente do sistema de ônibus e da aviação, e gerou uma lacuna de eficiência no sistema de transporte brasileiro como um todo. “Nesse contexto, não apenas a mobilidade das pessoas foi prejudicada, mas deixou-se de explorar o potencial de desenvolvimento regional que as ferrovias podem proporcionar ao fomentar economias locais e conectar comunidades”, pontua.

Na visão do Idec, o Brasil se encontra atrasado em comparação a diversos países que já perceberam os benefícios socioeconômicos e ambientais de uma rede ferroviária robusta para passageiros, como é o caso do Japão, França, Estados Unidos e Argentina, que buscaram investir e modernizar suas infraestruturas. “A retomada de uma rede federal de trens de passageiros representa um avanço para a mobilidade sustentável, pois trata-se de um modo de transporte eficiente, ecológico e socialmente inclusivo”, afirma Calabria.

Apesar disso, o Idec considerou a proposta apresentada pelo Ministério dos Transportes tímida, principalmente porque falta uma participação mais significativa do governo federal no que diz respeito a investimento de recursos para subsidiar o serviço. Conforme explica Calabria, o transporte sobre trilhos custa caro e o passageiro não tem condições de pagar sozinho, por meio da tarifa, para garantir o lucro das concessionárias. “O resultado dessa lógica vai ser o mesmo que já vimos no passado: um serviço que o consumidor não consegue bancar e que acaba se tornando precário e inviável também para o empresário”, reflete. Ele lembra que o transporte é um direito social e que, independentemente de dar lucro, deve existir, ser de qualidade e acessível. “Por isso o subsídio público precisa existir, para que a sociedade como um todo contribua, assim como ocorre em outros serviços públicos e em outros países”, conclui Calabria.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Sebrae/PR divulga primeiros palestrantes da Feira do Empreendedor

Quem deseja empreender, já possui negócio próprio ou está em busca de informações e conexões…

12 horas ago

Com revisão da área plantada e produtividade, milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, aponta Agroconsult

Após incorporar a análise de imagens de satélite para dimensionar a área de soja no…

12 horas ago

Definidos os finalistas da 14ª Copa Pinhais de Futebol

Estão definidos os finalistas da 14ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Após a…

12 horas ago

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 850 mil visitantes no 1º semestre

Foz do Iguaçu, julho de 2024 - O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e com gestão…

12 horas ago

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,…

12 horas ago

Festival Crossroads terá homenagem a um dos mais importantes artistas da música paranaense, Ivo Rodrigues

No dia 13 de julho, a partir das 12h, a Pedreira Paulo Leminski receberá a…

12 horas ago