A Copel acaba de finalizar a instalação de medidores inteligentes em todas as unidades consumidoras da Ilha do Mel, um dos principais destinos turísticos do Paraná e referência nacional em conservação ambiental.
A ação faz parte do Programa Rede Elétrica Inteligente, um dos maiores projetos de modernização da distribuição de energia da América Latina. Com essa conquista, a Ilha do Mel se torna um marco na expansão de uma infraestrutura elétrica mais eficiente, segura e conectada no Estado.
A finalização das instalações a tempo do início oficial do verão faz parte do plano de ações da Copel para garantir a qualidade do fornecimento de energia à população do Litoral e proporcionar conforto aos veranistas durante a temporada de férias.
Na Ilha do Mel, a tecnologia também dialoga com os desafios específicos de uma região preservada e de difícil acesso, onde a agilidade no atendimento é essencial para garantir conforto e segurança aos moradores e turistas.
“Essa iniciativa coloca a ilha na vanguarda da modernização elétrica no Brasil, mostrando como é possível unir tecnologia e respeito ao meio ambiente”, destaca Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição.
EFICIÊNCIA NO CORAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – A Rede Elétrica Inteligente da Copel abrangeu todas as 800 unidades consumidoras da Ilha do Mel, com a troca dos medidores de energia analógicos convencionais por modelos digitais inteligentes.
Esses dispositivos transmitem informações em tempo real às centrais da Copel, permitindo uma leitura completa e remota de diferentes parâmetros relevantes para a gestão do sistema elétrico e o consumo dos usuários.
Os medidores registram a potência máxima utilizada em intervalos definidos, permitindo identificar picos de consumo. Também monitoram variações de tensão e corrente, que podem sinalizar problemas na rede ou em equipamentos, além de alterações na frequência, úteis para detectar instabilidades. Outro diferencial é o armazenamento de um histórico detalhado de consumo e eventos, com dados programáveis para análises futuras.
“Essas funcionalidades tornam os medidores inteligentes ferramentas essenciais para as redes inteligentes, também chamadas de smart grids, portanto é motivo de orgulho levar esse avanço tecnológico significativo para uma localidade tão simbólica e relevante como a Ilha do Mel”, comenta Radaskievicz.
MONITORAMENTO REMOTO – Com os novos medidores, a Copel consegue identificar automaticamente a extensão de um eventual desligamento e localizar sua origem com maior precisão, reduzindo o tempo para restabelecimento do fornecimento.
Para os consumidores, a tecnologia traz a possibilidade de monitorar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, acessível em smartphones e outros dispositivos móveis.
A modernização da rede também reduz a necessidade de visitas para leitura dos medidores, por isso incentiva a adoção de faturas digitais, que têm a mesma validade legal que as impressas e servem como comprovante de endereço. Para cadastrar a fatura digital, basta acessar copel.com.
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA – Os medidores inteligentes também são úteis para os projetos de geração de energia solar, por exemplo, por serem bidirecionais e possibilitarem medir tanto a energia consumida quanto a energia excedente produzida pelos sistemas de geração distribuída.
Os medidores inteligentes serão importantes também para o caso de o setor elétrico estabelecer outras modalidades tarifárias variáveis no futuro.
PROGRAMA – A implantação da rede elétrica inteligente da Copel nesta etapa abrange 105 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba, com a instalação total de 1,6 milhão de medidores inteligentes – o que representa 36% dos consumidores da Copel no Paraná.
Desde o início do programa, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
VERÃO – Nos últimos meses, a Copel investiu R$ 5 milhões na modernização da rede elétrica no litoral do Paraná, abrangendo 20 quilômetros de novas redes e a instalação de 71 religadores automáticos em sete municípios. Esses equipamentos restabelecem o fornecimento de energia de forma autônoma em minutos, minimizando o impacto de desligamentos e garantindo maior eficiência no serviço.
Além disso, a empresa intensificou as inspeções na rede com drones e tecnologia para detecção de aquecimento em equipamentos, com revisão de toda a infraestrutura, incluindo redes, linhas e subestações. O atendimento comercial ao consumidor também será reforçado na temporada.
Nesta sexta-feira, 20, o dono da Havan, Luciano Hang, surpreendeu os mais de 22 mil…
O cantor Roberto Carlos acaba de assinar contrato com a Musickeria, empresa fundada em 2010,…
20 de dezembro de 2024 – Após ultrapassar os 72 mil carros vendidos no Brasil…
Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2025 da Mondelēz Brasil, empresa dona…
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu inaugurou nesta quinta-feira (19) a primeira fase das…
O grupo EPR vai assumir a administração do Lote 6 do Paraná. O trecho inclui,…