fbpx
Educação

Agibank, AWS, ilegra e Instituto Caldeira realizam programa de treinamento que visa recrutar 2 mil jovens para o setor de tecnologia

Com objetivo de aumentar a empregabilidade no setor de tecnologia e gerar visibilidade para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Agibank ao lado da Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem mais abrangente e adotada no mundo; da ilegra, empresa global de design, inovação e software; e do Instituto Caldeira, hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, realizará o programa ‘Ciclo de Treinamento em Nuvem AWS – Certificação Extra Agibank e ilegra’. O projeto, que possui duração de dois meses e contará com até dois mil participantes, é gratuito, online e tem o objetivo de preparar, qualificar e inserir adolescentes no mundo da tecnologia e inovação.

Um estudo divulgado pela consultoria McKinsey mostrou que o Brasil terá um gargalo de um milhão de profissionais de tecnologia até 2030. A união entre as empresas permitirá que adolescentes e jovens de baixa renda desenvolvam habilidades técnicas, comportamentais e tenham a possibilidade de ingressar na área.

“A AWS tem como compromisso investir na qualificação de desenvolvedores, estudantes e na próxima geração de líderes de TI. Por isso, ao lado de instituições de ensino, ONGs e clientes, temos realizado ações como essa, para aumentar a empregabilidade e a visibilidade da carreira em tecnologia para jovens em situações mais vulneráveis”, conta Cleber Morais, Diretor Geral para o Setor Corporativo da AWS no Brasil.

O Instituto Caldeira convidará os participantes do Nova Geração, iniciativa própria que oferece capacitação em áreas de inovação e tecnologia para jovens de escolas públicas ou bolsistas de particulares, para se inscreverem no treinamento. O ‘Ciclo de Treinamento em Nuvem AWS – Certificação Extra Agibank e ilegra’ será dividido em cinco fases, nas quais serão abordados temas importantes sobre o mercado de tecnologia, como fundamentos de cloud, o programa AWS Skill Builder e atribuições básicas da função de Arquitetura de Soluções.

De acordo com Vitória Christo, Head de People & Culture na ilegra, o propósito é gerar aproximação em tecnologia para os alunos inscritos no treinamento. “Temos como responsabilidade o subsídio do valor total equivalente a 20 mil dólares, que será destinado às certificações aos alunos aprovados, além da disponibilidade de um profissional da área de People e outro de Tech, para acompanhar o andamento do projeto, com participação nos eventos e mentorias técnicas propostas no cronograma”, explica.

Após o fim do treinamento, a ilegra conhecerá aproximadamente 50 participantes e vai direcioná-los para oportunidades no mercado de tecnologia, com a possibilidade de futuras contratações, caso os alunos atendam aos requisitos de desempenho, bem como os critérios de avaliação e seleção da empresa.

Para Felipe Amaral, Gestor do Nova Geração no Instituto Caldeira, essa parceria vai garantir a formação de jovens talentos para as carreiras do futuro. “Queremos capacitar e gerar oportunidades por meio da educação. Ao fim do projeto, o Instituto Caldeira fará uma curadoria com os alunos que finalizarem as trilhas e vai conectá-los com empresas parceiras, aumentando as chances de empregabilidade.”

Já para Marcelo Oliveira, Diretor Executivo de Tecnologia do Agi, investir no desenvolvimento de talentos é fundamental para impulsionar a inovação e o crescimento econômico. “Por meio de programas como esse, buscamos proporcionar oportunidades igualitárias e inclusivas, para que jovens possam construir uma carreira sólida e promissora na área de tecnologia. Com isso, mantemos o nosso compromisso de contribuir para um futuro mais próspero, diverso e sustentável”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo