fbpx
Cultura

Imin Matsuri comemora 115 anos da chegada dos japoneses ao Brasil

Curitiba vai celebrar os 115 anos da chegada dos japoneses ao Brasil com o 31º Imin Matsuri – o Festival do Imigrante Japonês, nos dias 24 e 25 de junho, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone receberam o convite para participar da comemoração entregue pela comissão organizadora do evento, no Palácio Solar 29 de Março.

Greca também foi convidado pelo vereador Nori Seto, que integrou o grupo, a participar da sessão solene que será realizada na próxima segunda-feira (19/6), na Câmara Municipal de Curitiba, em homenagem à imigração nipônica no país.

“Com a alegria recebemos a representatividade da colônia japonesa que nos convida a festejar os 115 anos da imigração da japonesa no Brasil. Ditosa imigração que trouxe tantos nisseis e tantas famílias para a realidade brasileira com a antiga tradição ancestral que remonta ao budismo, ao xintoísmo e à toda atenção familiar que prezamos tanto”, disse Greca.

Programação

Serão dois dias de apresentações culturais, bazares e estandes de produtos e gastronomia japonesa que demonstram a convivência das tradições com o novo.

Entre as atrações tradicionais e modernas estão o ireisai – culto budistas em memória aos imigrantes pioneiros; shows de taiko (tambor japonês); demonstrações de artes marciais; apresentações de dança tradicional nihon buyo e da moderna yosakoi soran; concurso de cosplay; oficinas.

A praça de alimentação contará com opções como yakisoba, sossu yakisoba, katsudon, moti, manju, dorayaki, e vários outros.

Participaram da comitiva os representantes da Associação Cultural Beneficente Nipo-brasileira Eventom Takaiama, Nelson Tossa, Fábio Assahi, Akemy Seto e Lara Takaiama.

Classificação livre

O evento tem classificação livre e acontecerá no sábado (24/6), das 10h às 20h, e no domingo (25/6), das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 15 para os dois dias. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo