fbpx
Saúde

Inaugurada nova unidade de queimados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

O prefeito Rafael Greca acompanhou a inauguração da nova unidade de queimados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), no Bigorrilho.

A ala fica no quinto andar do hospital.

Tem Centro Cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Referência no tratamento de pacientes vítimas de queimaduras, com mais de 17 mil atendimentos por ano, o hospital auxiliou no enfrentamento da pandemia de covid-19.

“O agradecimento é a memória do coração”, disse o prefeito, ao justificar sua presença na inauguração da nova ala. Durante a pandemia, o hospital chegou a ter 93 leitos de UTI para pacientes com covid-19.

“Nós não saberíamos dizer o que teria sucedido com Curitiba sem o Hospital Evangélico Mackenzie”, afirmou o prefeito.

Embora privado e filantrópico, o hospital presta 95% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

foto Ricardo Marajó – SMCS

O governador em exercício, Darci Piana, destacou a parceria entre o Governo do Estado e a instituição, que é referência no Paraná para este tipo de atendimento. Recentemente, o hospital recebeu recursos para custear procedimentos de alta complexidade e também conta com repasse mensal do Estado para atendimentos ambulatoriais e emergenciais pelo SUS.

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie é um dos dois centros habilitados para tratamento de queimados do Paraná – o outro é o Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, vinculado à Universidade Estadual de Londrina.

O Evangélico Mackenzie presta 95% de seus atendimentos pelo SUS. Tradicionalmente instalada no quinto andar da instituição, a ala destinada a pacientes vítimas de queimaduras era uma estrutura antiga e necessitava de melhorias.

A revitalização estava prevista para 2020, entretanto, a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças no planejamento. Agora, com a revitalização concluída, a unidade vai contar com centro cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dos quais 10 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Haverá também estruturas de apoio, como depósito de material de limpeza, área de enfermagem e de prescrição médica, respeitando as especificações exigidas pelas normas da vigilância sanitária.

“Nós só pudemos fazer essa revitalização por conta dessa parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado. E vamos permanecer com ela para continuar fazendo as melhorias necessárias”, afirmou o presidente do Instituto Mackenzie, Milton Flávio Moura.

O diretor geral do HUEM, Rogério Kampa, também agradeceu pela parceria com a Prefeitura de Curitiba.

“O hospital passa por um momento de reconstrução. O Mackenzie tem investido muito aqui dentro”, observou Kampa.

Especialidades

Além de vítimas de queimadura (conta com um dos mais importantes bancos de pele humana do país), o Evangélico Mackenzie atende a casos de trauma (urgência e emergência), gestação de alto risco e transplantes.

Também realiza cirurgias de alta complexidade e consultas ambulatoriais, entre mais de 45 especialidades.

Desde 2019, o hospital é administrado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo