Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Paraná apresenta nova queda
Redução de 2,6% em junho reflete avaliação desfavorável das condições atuais da economia e baixas expectativas dos empresários
Após dois meses de estabilidade, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou nova queda no Paraná. O indicador aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) baixou de 103,7 pontos em maio para 101 pontos em junho, uma redução de 2,6%. A média nacional encontra-se em 106,1 pontos, com uma variação mensal negativa de 0,5%.
Os fatores que mais impactaram essa diminuição foram as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que caíram 5% para 73,8 pontos, e as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que registraram uma queda de 4,3%, chegando a 127,9 pontos.
Apesar das avaliações desfavoráveis sobre o cenário atual e futuro, os empresários do Paraná demonstram intenção de continuar investindo: o subindicador Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) apresentou elevação de 1,5%, alcançando 101,2 pontos, com aumentos nos investimentos em infraestrutura e equipamentos (3,9%) e em estoques (2,1%).
A queda do ICEC foi mais significativa entre as micro e pequenas empresas, que registraram 100,9 pontos, uma redução de 2,6% em junho ante maio. No entanto, o indicador apresentou um aumento de 0,8% na variação anual. Entre os estabelecimentos de médio e grande porte, o índice ficou em 107,7 pontos, com uma redução mensal de 0,7% e anual de 1,1%.