Inovação contínua, cultura data-driven e integração de canais: os principais insights da Compass na NRF 2023
São Paulo, janeiro de 2023 – A Compass, empresa global especializada em transformação digital, revela insights e aprendizados da NRF 2023 – National Retail Federation – maior feira de varejo do mundo, ocorrida em Nova York na última semana, de 14 a 19 de janeiro. A companhia apresentou na feira seus principais showcases de e-commerce, analytics, cultura de dados, inteligência artificial, CX, DeFi, entre outras soluções, e ainda, realizou uma ação especial com Tiago Splitter, ex-jogador de basquete da seleção brasileira e atual treinador de desenvolvimento de jogadores no Brooklyn Nets.
Segundo Alexis Rockenbach, CEO da Compass, 90% das empresas expositoras na feira estão focadas em soluções de tecnologias e plataformas digitais, voltadas tanto para aquilo que é visível aos olhos do consumidor, nas lojas físicas e online, como para aplicações na retaguarda, como plataformas de dados e inteligência artificial, e que se tornam prioritárias na otimização das operações de varejo de qualquer empresa do setor.
“Dentro do nosso trabalho na NRF, buscamos conectar diversas temáticas. Iniciamos no domingo convidando ao nosso estande o Tiago Splitter, primeiro jogador brasileiro de basquete a ser campeão da NBA. Ele dividiu com nossos clientes um pouco sobre como as tecnologias digitais, especialmente as plataformas de dados, têm sido fundamentais na evolução do jogo de basquete e como os jogadores têm utilizado tecnologias digitais para aprimorar-se no esporte”, explica o executivo. “Com isso, foi possível fazermos um paralelo de como os mesmos dados e tecnologias digitais têm sido fundamentais a um varejo inteligente e assim, conquistar cada vez mais consumidores”.
Além disso, de acordo com as exposições internacionais da feira, Rockenbach avalia que o varejo brasileiro está evoluindo cada vez mais em termos de inovação, se equiparando ao mesmo nível de sofisticação do varejo norte-americano. “Em termos de introduzir inovações, quando comparamos com os Estados Unidos, há um nível grande de maturidade no varejo brasileiro e que continua sendo impulsionada, cada vez mais, por causa das tecnologias novas que vêm surgindo e oportunizando novas formas de vender e integrar as soluções digitais”, afirma.
Aprendizados para o varejo em 2023
Diante das novidades e tendências apresentadas no evento, a Compass reúne a partir de sua experiência e expertise no tema, os principais pilares para nortear as ações do varejo neste ano.
- Plataformas de dados e inteligência artificial
Assuntos acerca deste tema ajudam a orquestrar operações de retaguarda, seja dentro dos processos de supply chain que abastecem as cadeias de varejo, seja na geração de inteligência de recomendação, de personalização de conteúdo aos consumidores finais. Um exemplo prático foi o lançamento do acelerador Data-Driven Everything (D2E) for Finance da Compass, que agora prepara a versão D2E for Retail, nascida de discussões de transformações de negócio a partir de data technologies, propostas com a AWS. Todas estas deliberações em cima das plataformas de dados, se conectam diretamente com elementos que são essenciais para o sucesso do varejo.
- Integração de canais online e tradicionais
De acordo com Rockenbach, os clientes Compass percebem a importância da integração dos canais online com os canais tradicionais, o que torna essa tecnologia fundamental. A participação da companhia no evento demonstra essa conexão humana e a oportunidade de refletir sobre inovações e transformações sobre as quais estão sendo desafiados e precisam responder com agilidade. A evolução do mindset ágil das tecnologias também teve destaque na feira.
- Inovação como um processo contínuo
Neste ano, foi fortemente discutida a integração entre o físico com o online, apresentando a relevância da tecnologia de dados – algumas mais maduras, como inteligência artificial e machine learning, para gerar insights no processo do relacionamento e na busca da conversão de negócios com o consumidor final, bem como nas operações de retaguarda e eficiência. Outros insights importantes a destacar são as questões da robotização, inteligência e extrema personalização dentro das interações no front-end, seja nos aplicativos, sites de commerce, chatbots e tecnologias que ainda estão em evolução e maturação, como metaverso.
Em resumo, a NRF proporcionou muita bagagem com novos conhecimentos a serem discutidos com clientes e parceiros, seguindo na missão de encontrar caminhos de crescimento e eficiência.