Inovações na prática: visitantes da Feira do Empreendedor conhecem tendências de mercado
Para muito além de conhecer as tendências de mercado, visitantes que participam da Feira do Empreendedor, em Curitiba, têm a oportunidade de visualizar a aplicação de algumas delas no contexto real dos pequenos negócios paranaenses. Nos Espaços Conceito, o Sebrae/PR preparou quatro segmentos: personalização, produtividade, inovação e experiência.
“A ideia é mostrar a aplicação real destas tendências, principalmente com foco nos pequenos negócios. No espaço de sustentabilidade e tecnologia, por exemplo, trouxemos todo o conceito de ESG e realidade virtual aumentada, dando a possibilidade de os visitantes testarem ferramentas e entenderem como o uso pode ser aplicado em cada tipo de negócio. É uma forma de deixar esses conceitos mais palpáveis e de fácil compreensão”, explica a consultora do Sebrae/PR, Suelen Suzuki.
Tecnologia e sustentabilidade
No espaço que alia meio ambiente e algumas das mais recentes inovações tech disponíveis para os empreendedores, estão expostas iniciativas de empresas paranaenses que abraçaram estes temas e são tidas como casos de sucesso. A Pixel Save trouxe para a Feira várias soluções como uma roleta digital que ajuda a compreender melhor o que é o conceito de ESG (representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) e um painel holográfico.
“Os visitantes têm mostrado muito interesse. A tecnologia chama atenção e as pessoas vêm até aqui para entender como funciona. A parte da inteligência artificial e holografia é o que tem feito mais sucesso, realmente desperta a curiosidade de quem passa por aqui”, relata Alan Grzywinski, representante da empresa.
Além da Pixel Save, no espaço também estão a Cativa Natureza, Composta +, Nova Dispensa e No.WasTee.
Aposte na personalização
No estande focado no quesito personalização, os visitantes podem conferir as iniciativas de cinco empresas: Casa Verdinha, Mia Mela, Badu Design, Amessence e Rebeca Golin. Em todas elas, o atendimento mais personalizado e a criação de produtos customizáveis são enfatizados.
“Quanto mais exclusiva for a arte, mais valor ela terá. Estamos caminhando para um mundo em que tudo aquilo que é feito à mão é um fator de diferenciação. Com a arte, nós podemos trazer um jeito único de olhar para as coisas. O cliente pode direcionar o que ele gosta, o que sente, qual música ouve e a partir daí fazemos algo personalizado”, enalteceu Rebeca, que está customizando peças todos os dias, na Feira, durante duas horas, além de expor alguns dos seus produtos.
Otimize seu tempo!
No espaço voltado à produtividade, a empresa Pipefy desenvolve ações que demonstram a importância da otimização do tempo, organização de rotinas e tarefas e, principalmente, priorização de atividades.
Felipe Cebin, gerente comercial da plataforma de gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho, explica que, para isso, a jornada do visitante foi pensada para comprovar que a produtividade é um fator relevante para o sucesso nos negócios.
“Trouxemos várias dinâmicas para que os visitantes interajam com a plataforma e sintam como a produtividade pode melhorar e fazer a diferença no dia a dia. São ações que falam sobre descentralizar gestão, organizar a rotina e, principalmente, automatizar e padronizar processos”, confirmou.
Experiência do cliente
Para compreender a importância do planejamento de uma jornada de experiência do cliente, o espaço focado no tema trouxe um verdadeiro “antes e depois” da empresa ProSaúde, que trabalha com suplementos e produtos saudáveis. De um lado, os visitantes conhecem o formato antigo da empresa, que possuía algumas limitações em termos de layout, atendimento e disposição de produtos. Do outro, a nova formatação, que traz produtos em embalagens mais modernas com QR Codes que levam os clientes a compreenderem os benefícios de cada produto; layout de loja com valorização da história, da missão e dos valores da empresa; desenvolvimento de ummascote em pelúcia; disposição de um quebra-cabeça que mostra a importância de enxergar a saúde como um movimento integrado; aromas personalizados e abordagens diferentes para cada tipo de cliente.
“Tudo foi possível por conta do Sebraetec e de outras soluções do Sebrae/PR. Mais recentemente, tivemos a assessoria de uma consultora especializada em marketing sensorial e desenvolvemos mudanças que realmente elevaram a qualidade das nossas lojas. E o mais legal de estarmos aqui é que as pessoas vêm com necessidades diferentes e nós podemos compartilhar cada aspecto que trouxemos nessa nova fase da empresa”, indica.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, conta com patrocínio do Pagbank, Sicoob, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR, Governo do Paraná e Fomento Paraná.
A programação segue até domingo (29), com inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo site.