Empreendedorismo

Inovações na prática: visitantes da Feira do Empreendedor conhecem tendências de mercado

Para muito além de conhecer as tendências de mercado, visitantes que participam da Feira do Empreendedor, em Curitiba, têm a oportunidade de visualizar a aplicação de algumas delas no contexto real dos pequenos negócios paranaenses. Nos Espaços Conceito, o Sebrae/PR preparou quatro segmentos: personalização, produtividade, inovação e experiência.

“A ideia é mostrar a aplicação real destas tendências, principalmente com foco nos pequenos negócios. No espaço de sustentabilidade e tecnologia, por exemplo, trouxemos todo o conceito de ESG e realidade virtual aumentada, dando a possibilidade de os visitantes testarem ferramentas e entenderem como o uso pode ser aplicado em cada tipo de negócio. É uma forma de deixar esses conceitos mais palpáveis e de fácil compreensão”, explica a consultora do Sebrae/PR, Suelen Suzuki.

Tecnologia e sustentabilidade

No espaço que alia meio ambiente e algumas das mais recentes inovações tech disponíveis para os empreendedores, estão expostas iniciativas de empresas paranaenses que abraçaram estes temas e são tidas como casos de sucesso. A Pixel Save trouxe para a Feira várias soluções como uma roleta digital que ajuda a compreender melhor o que é o conceito de ESG (representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) e um painel holográfico.

“Os visitantes têm mostrado muito interesse. A tecnologia chama atenção e as pessoas vêm até aqui para entender como funciona. A parte da inteligência artificial e holografia é o que tem feito mais sucesso, realmente desperta a curiosidade de quem passa por aqui”, relata Alan Grzywinski, representante da empresa.

Além da Pixel Save, no espaço também estão a Cativa Natureza, Composta +, Nova Dispensa e No.WasTee.

Holografia, IA e realidade aumentada chamam atenção dos visitantes.

Aposte na personalização

No estande focado no quesito personalização, os visitantes podem conferir as iniciativas de cinco empresas: Casa Verdinha, Mia Mela, Badu Design, Amessence e Rebeca Golin. Em todas elas, o atendimento mais personalizado e a criação de produtos customizáveis são enfatizados.

“Quanto mais exclusiva for a arte, mais valor ela terá. Estamos caminhando para um mundo em que tudo aquilo que é feito à mão é um fator de diferenciação. Com a arte, nós podemos trazer um jeito único de olhar para as coisas. O cliente pode direcionar o que ele gosta, o que sente, qual música ouve e a partir daí fazemos algo personalizado”, enalteceu Rebeca, que está customizando peças todos os dias, na Feira, durante duas horas, além de expor alguns dos seus produtos.

Customização é feita em tempo real, durante a Feira.

Otimize seu tempo!

No espaço voltado à produtividade, a empresa Pipefy desenvolve ações que demonstram a importância da otimização do tempo, organização de rotinas e tarefas e, principalmente, priorização de atividades.

Felipe Cebin, gerente comercial da plataforma de gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho, explica que, para isso, a jornada do visitante foi pensada para comprovar que a produtividade é um fator relevante para o sucesso nos negócios.

“Trouxemos várias dinâmicas para que os visitantes interajam com a plataforma e sintam como a produtividade pode melhorar e fazer a diferença no dia a dia. São ações que falam sobre descentralizar gestão, organizar a rotina e, principalmente, automatizar e padronizar processos”, confirmou.

Experiência do cliente

Para compreender a importância do planejamento de uma jornada de experiência do cliente, o espaço focado no tema trouxe um verdadeiro “antes e depois” da empresa ProSaúde, que trabalha com suplementos e produtos saudáveis. De um lado, os visitantes conhecem o formato antigo da empresa, que possuía algumas limitações em termos de layout, atendimento e disposição de produtos. Do outro, a nova formatação, que traz produtos em embalagens mais modernas com QR Codes que levam os clientes a compreenderem os benefícios de cada produto; layout de loja com valorização da história, da missão e dos valores da empresa; desenvolvimento de ummascote em pelúcia; disposição de um quebra-cabeça que mostra a importância de enxergar a saúde como um movimento integrado; aromas personalizados e abordagens diferentes para cada tipo de cliente.

“Tudo foi possível por conta do Sebraetec e de outras soluções do Sebrae/PR. Mais recentemente, tivemos a assessoria de uma consultora especializada em marketing sensorial e desenvolvemos mudanças que realmente elevaram a qualidade das nossas lojas. E o mais legal de estarmos aqui é que as pessoas vêm com necessidades diferentes e nós podemos compartilhar cada aspecto que trouxemos nessa nova fase da empresa”, indica.

 

ProSaúde trouxe formato que demonstra antes e depois da empresa.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, conta com patrocínio do Pagbank, Sicoob, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR, Governo do Paraná e Fomento Paraná.

A programação segue até domingo (29), com inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo site.

Roleta ESG ensina empreendedores sobre o tema.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Ambev, em parceria com o MOVER, vai realizar evento para conectar profissionais negros do Sul a oportunidades de desenvolvimento de carreira e trabalho

A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…

22 horas ago

Médicos e estudantes do Paraná embarcam em missão humanitária

Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…

22 horas ago

Em visita de Estado do presidente Xi Jinping, Brasil e China ampliam patamar das relações bilaterais

Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…

22 horas ago

Projeto da 3ª fase de expansão do TEGRAM é aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…

1 dia ago

Óticas Diniz inaugura unidade em Cascavel

As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…

1 dia ago

Bemsei lança bebida vegetal em embalagem SIG produzida com polímeros de base florestal

A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…

1 dia ago