De 4 a 6 de abril, a prestigiada Curitiba Cia. de Dança, que completa 10 anos de história em 2025, apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Dançando Villa”, no Sesc da Esquina, localizado no bairro Mercês, que integra o Fringe, da 33ª edição do Festival de Curitiba.
Inspirada na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, considerado a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira, a peça busca levar lampejos das danças brasileiras, aliadas a um estado corporal de entrega exaltando a diversa e vasta cultura brasileira.
“Estamos muito felizes em poder apresentar esse aclamado espetáculo, homenageando o grande compositor, maestro e músico Heitor Villa-Lobos, o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos”, comenta Nicole Vanoni, diretora da Curitiba Cia. de Dança.
Com patrocínio da Sanepar, Festval e Quimagraf, o espetáculo navega pela grandeza de Villa, que ampliou o imaginário do Brasil para os brasileiros por meio de sua música, explorando sua diversidade cultural, identitária e sonora.
“Foi por meio de sua música, que Villa-Lobos abriu os ouvidos e o coração para o Brasil, para a cultura popular, sobretudo do Nordeste e Norte do país, que nas primeiras décadas do século XX, a musicalidade e a cultura destas regiões não chegavam com facilidade nas regiões Sul e Sudeste”, completa Nicole.
O espetáculo de dança contemporânea combina a música de Villa-Lobos com as religiões de matrizes, principalmente a Umbanda, uma expressão autêntica da alma do Brasil, nascida da fusão de tradições africanas, indígenas e europeias. Essas duas forças culturais dividem simbolicamente o palco, representando o encontro entre a música, a espiritualidade e a diversidade do país.
Os ingressos para o “Dançando Villa” estão à venda pelo site do Festival de Curitiba com valores a partir de R$10 (meia-entrada) + taxa adm.



