Geral

Investigação ESET: Tiktok e Discord podem oferecer riscos de segurança para usuários

A ESET compartilha formas de garantir a segurança de dados e informações nas redes sociais

São Paulo, Brasil – O TikTok e o Discord ganharam muita popularidade, principalmente entre os jovens, como plataformas que dão aos usuários a oportunidade de expressar sua criatividade, bem como compartilhar com amigos suas opiniões, notícias e habilidades. Mas há alguns riscos a serem observados. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha o que usuários, pais e responsáveis devem saber sobre essas redes e o compartilhamento de dados.

Entre as preocupações está o fato do algoritmo do TikTok favorecer certos tipos de conteúdo e oferecê-los a crianças, por exemplo, vídeos sexualmente sugestivos, mostrando transtornos alimentares ou incluindo outros tipos de conteúdo prejudicial. Sabendo disso, a plataforma anunciou novos recursos que ajudarão os pais a se sentirem mais confiantes com o aplicativo, como uma ferramenta que permite que tutores impeçam que seus filhos vejam determinados tipos de conteúdo, com base em palavras ou hashtags usadas, e limitem o tempo que os usuários passam na rede social, além de bloquear automaticamente menores de 18 anos de usá-lo por mais de uma hora por dia.

Além disso, o app recebeu acusações de coleta massiva de dados – ou seja, ele exige mais permissões do que realmente precisa como um aplicativo de entretenimento, assim como ocorre com o Discord. A primeira coisa a considerar nestes serviços é a questão da privacidade e como dados pessoais podem ser usados para o interesse da empresa por trás da plataforma.

Todas as informações são processadas nos servidores do Discord, a menos que o usuário acesse através de um navegador capaz de bloquear parcialmente alguns rastreadores. A Política de Privacidade e Segurança do Discord estabelece que usuários podem concordar com o uso dos seus dados coletados, mas não com o fato de que eles estejam sendo coletados.

Em geral, a partir de uma perspectiva de cibersegurança, o Discord compartilha muitas vulnerabilidades com serviços de e-mail ou redes sociais, com um foco no erro humano para comprometer os dispositivos das pessoas. E embora os termos de serviço do Discord especifiquem que usuários menores de 13 anos não podem usá-lo, muitas vezes o fazem devido à natureza do serviço e sua ligação com a comunidade gamer e como atrai multidões de jovens em geral.

Recomendações para navegar em segurança:

  • Entenda as diferenças entre compartilhar e compartilhar mais do que deveria: é bom poder compartilhar seus pensamentos, ideias e memórias online, mas coisas como a escola que frequentam ou o endereço residencial, devem permanecer privadas;
  • Familiarize-se com as indicações de uso: entender o que o aplicativo permite e faz com os dados dos pequenos permite que você se prepare e tome as precauções necessárias;
  • Definir contas como privadas: embora algumas contas sejam definidas automaticamente como privadas, certifique-se de que as dos pequenos permaneçam privadas;
  • Converse com os pequenos: fale regularmente sobre as maravilhas e perigos das redes e certifique-se de manter um relacionamento aberto e de confiança, para que eles se sintam seguros para falar com você sobre qualquer coisa;
  • Saiba quando denunciar: utilize, quando necessário, a opção de denunciar e bloquear determinados usuários e tipos de conteúdo. Isso criará um ambiente online mais saudável para os pequenos.

O Digipais é uma iniciativa promovida pelo Safer Kids Online da ESET, que busca acompanhar mães, pais e professores no cuidado de crianças na Internet, a fim de aumentar a conscientização sobre riscos e ameaças no mundo digital. Eles fornecem materiais para o processo de aprendizagem, diálogo e supervisão com o objetivo de fornecer o conhecimento necessário para ajudar os pequenos no uso de novas tecnologias. Para saber mais sobre os perigos que as crianças enfrentam online, visite o site.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir acesse este link.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.
Copyright © 1992 – 2022. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Única cidade brasileira entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, Curitiba atrai turistas com opções de diversão, cultura e bem-estar

Eleita uma das dez cidades mais recomendadas para se visitar em 2025 pela Lonely Planet, referência…

1 hora ago

Consórcio impulsiona recuperação do mercado de máquinas agrícolas no Brasil

Após uma queda causada por diversos eventos climáticos, o mercado de máquinas agrícolas no Brasil…

1 hora ago

Siemens e Oracle Red Bull Racing comemoram 20 anos de inovação

A Siemens Digital Industries Software está comemorando o 20º aniversário da sua colaboração com a…

1 hora ago

Senador Oriovisto fala sobre a expectativa para a votação da reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deve votar, nesta quarta-feira (11/12), o…

2 horas ago

Campo Mourão/PR promove primeiro festival de graffiti

Campo Mourão, dezembro de 2024 - A cidade de Campo Mourão, localizada Centro-Oeste do Paraná,…

2 horas ago