Empreendedorismo

ISA CTEEP energiza sua 1ª usina solar em Mogi Mirim (SP) e avança em sua jornada de sustentabilidade

São Paulo, 11 de outubro de 2024 – Em novo marco em sua jornada de sustentabilidade, a ISA CTEEP – líder no setor de transmissão de energia no Brasil – acaba de energizar a sua primeira usina solar de autoconsumo remoto na Subestação Mogi Mirim III, localizada em Mogi Mirim (SP). O sistema é capaz de gerar energia limpa e renovável suficiente para atender 35 unidades consumidoras da companhia na região, contribuindo com a redução anual de aproximadamente 38 toneladas de CO2e.

Com um investimento na ordem de R$ 3,4 milhões, a usina solar de Mogi Mirim possui uma potência instalada de 500 kW (quilowatt). Com obras executadas em cinco meses, o sistema é composto por 1.165 placas fotovoltaicas de 555 Wp (watt-pico), dois inversores de 250 kW (quilowatt) e um transformador de 500 kVA (quilovolt-ampère) instalados em área de 6,7 mil m².

Neste projeto, a ISA CTEEP optou pelo autoconsumo remoto, modalidade de geração distribuída que permite compartilhar os créditos de energia entre diferentes unidades consumidoras da empresa. “Essa modalidade maximiza o aproveitamento da energia gerada, reduzindo os custos e otimizando a gestão do consumo de energia por parte da companhia, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, explica Carlos Shiguematsu, gerente de Novos Negócios da ISA CTEEP.

A empresa ainda tem como objetivo expandir a geração de energia solar em suas instalações, com o plano de construção de mais três usinas em outras subestações do Estado de São Paulo até o final de 2025. “Com essas novas usinas, vamos ter uma potência instalada de 1500 kW na área de concessão da ISA CTEEP e, aproximadamente, 2.500 placas fotovoltaicas”, comenta Fernando Ruiz, gerente de reforços e melhorias da ISA CTEEP.

Para Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP, esta iniciativa demonstra o compromisso da companhia com a redução de sua pegada de carbono. “Até 2030, temos a meta de reduzir 2 milhões de toneladas de CO2e no mundo, por meio da diminuição dos gases de efeito estufa em nossas operações e do desenvolvimento de medidas de geração de impacto positivo em toda a sociedade com projetos de proteção à biodiversidade, como o Programa Conexão Jaguar”, comenta a executiva.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Itaipu participa de lançamento de Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal

A Itaipu Binacional vai contribuir com o Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal,…

11 horas ago

Com dois novos planos e mais de 220 iniciativas, Governo Federal reforça meta de acabar com a fome no Brasil

Um Brasil que se alimente bem é prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

11 horas ago

Com 13 mil atletas, Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 será a maior edição da história do evento

Uma das mais tradicionais corridas de rua do calendário brasileiro terá a maior edição da…

11 horas ago

Ganhando o Mundo: aumente o número de alunos e o destino de cinco países

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (16), os destinos de intercâmbio dos…

11 horas ago

Sérgio Moro e Ney Leprevost lavam em público roupa suja de campanha

O senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou que o deputado estadual e ex-candidato a prefeito…

11 horas ago

ABBC promove movimento coletivo nas redes sociais para prevenção de fraudes com histórias reais

Outubro de 2024 – A ABBC - Associação Brasileira de Bancos lança, em 1º de…

11 horas ago