Geral

Itaipu autoriza repasse para estudo de viabilidade de nova ponte entre PR e MS

A Itaipu Binacional autorizou nesta terça-feira (21) o repasse da primeira parcela de um convênio para a contratação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a construção de uma nova ponte entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. O valor repassado será de R$ 2,6 milhões, que representam mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões.

A nova ponte deverá ter dois quilômetros de extensão, sobre o Rio Paraná, e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado, a Taquarussu (MS). O projeto é uma parceria entre Itaipu, governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), e governo do Mato Grosso do Sul.

O repasse foi autorizado após a etapa de licitação, realizada pelo DER-PR. A empresa vencedora foi a Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento, de Santa Catarina. A partir do pagamento da primeira parcela do convênio, os próximos passos serão a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.

A Prosul terá 18 meses para executar uma série de atividades, que incluem contagem de tráfego, levantamento topográfico, sondagens geotécnicas, estudos ambientais, levantamento de campo, entre outros.

Além da nova ponte, o projeto prevê a restauração de 19,8 km da PR-577, no lado paranaense, e a construção de um contorno em Porto São José. No Mato Grosso do Sul, serão implantados 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, disse que o investimento tem potencial de criar um novo corredor logístico entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País, contribuindo para o crescimento dos dois Estados.

“A Itaipu tem como missão ampliar o desenvolvimento da nossa região e do Paraná como um todo. O pagamento desse estudo apenas encurta um caminho que é fundamental: se o projeto for viável, a nova ponte irá dinamizar toda essa região do Paraná e do Mato Grosso do Sul e terá um efeito gigantesco sobre o desenvolvimento local”, afirmou.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Jubileu 2025 tem abertura em Curitiba (PR) com procissão e Santa Missa na Catedral

No próximo domingo (29), a Arquidiocese de Curitiba, em unidade com todas as Dioceses e apoio…

2 horas ago

Dados divulgados pelo Google Trends sugerem maior familiaridade dos brasileiros com inteligência artificial, diz especialista

Em 2024, o Brasil experimentou um ano de crescente curiosidade relacionada às possibilidades da Inteligência…

2 horas ago

Região Sul é a segunda maior produtora de resina reciclada no Brasil

Em 2023, o Índice de Reciclagem Mecânica das embalagens plásticas ficou em 24,3% no país.…

2 horas ago

Livelo anuncia parceria com o Grupo Madero e pontos podem ser usados pelos consumidores para o pagamento das refeições

Barueri, 26 de dezembro de 2024 - A Livelo, maior empresa de recompensas do país,…

2 horas ago

Tradição: Carreta e Trenzinho da Alegria voltam a circular em Guaratuba

De hoje, 26 de dezembro, até março, Guaratuba recebe duas atrações imperdíveis: a Carreta da Alegria e…

2 horas ago

Redwood Burger & Grill traz nova experiência gastronômica ao Ecoville

A cena gastronômica de Curitiba ganhou um reforço de peso com o Redwood Burger & Grill,…

2 horas ago