Empreendedorismo

Itaipu e Petrobras assinam protocolo de intenções para desenvolvimento de tecnologias

Acordo inclui o Itaipu Parquetec e o CIBiogás, instituições que promovem estudos sobre novos combustíveis e cadeia sustentável no país

A Itaipu Binacional e a Petrobras assinaram nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, um protocolo de intenções para iniciar discussões sobre oportunidades de colaboração no desenvolvimento de tecnologias em áreas como energias renováveis, robótica e cibersegurança.

O Itaipu Parquetec e o CIBiogás, instituições ligadas à Itaipu e que promovem o desenvolvimento sustentável das cadeias de biogás, biometano, hidrogênio de baixo carbono e combustível sintético para aviação (SAF, na sigla em inglês) também fazem parte da parceria.

Os estudos serão liderados pelas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento das duas companhias: o Itaipu Parquetec, braço tecnológico da Itaipu Binacional, e o Cenpes, o Centro de Pesquisas da Petrobras. O protocolo de intenções tem duração de dois anos e pode ser prorrogado por até cinco.

Representante de Itaipu na reunião, o diretor financeiro executivo, André Pepitone, ressaltou a importância da parceria. “São duas das maiores empresas mundiais do setor de energia, dotadas de recursos humanos, científicos e tecnológicos de ponta. A colaboração mútua das equipes certamente levará a inovações com impactos positivos na economia do Brasil e no meio ambiente”, afirmou.

“Nossas áreas de pesquisa e inovação intensificaram conversas desde outubro deste ano, quando visitei as instalações de Itaipu e do Itaipu Parquetec e concordamos em formalizar uma parceria. Petrobras e Itaipu são duas grandes empresas engajadas em prover energia de forma competitiva, justa e sustentável para a sociedade. Temos sinergias e nossas aspirações coincidem. Queremos somar e não repetir esforços e estou certa de que juntas vamos mais longe”, avaliou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Para o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a parceria é um exemplo claro de como a colaboração entre instituições pode gerar avanços significativos para o país. “Desde os primeiros testes com o cão-robô Spot na Petrobras, ficou evidente o alinhamento entre nossos objetivos de inovação e sustentabilidade. Hoje, com a assinatura deste protocolo de intenções, reforçamos nosso compromisso conjunto de liderar a transição energética no Brasil, promovendo impactos transformadores para a sociedade”.

O documento prevê estudos que podem resultar em ações, projetos e novos negócios em áreas como biocombustíveis; biometano; combustível de aviação sustentável (SAF); hidrogênio de baixo carbono; certificados de energia renovável (REC); créditos de biodiversidade; gestão de inovação aberta; cibersegurança e robótica.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Paixão de Cristo, tradição da sexta-feira nos bairros da cidade

A tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri, emocionou cerca de 10…

2 dias ago

Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre

Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto…

3 dias ago

Paraná tem a menor taxa de recusa familiar para doação de órgãos do Brasil

A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente,…

3 dias ago

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação…

3 dias ago

MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país

Todo abril é mês de lutas para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),…

3 dias ago

Festval inaugura loja no Quadrata Cabral Mall, novo espaço comercial da região

A mais nova unidade da rede de supermercados Festval foi inaugurada nesta última quinta-feira (17),…

3 dias ago