Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
A Itaipu Binacional já investiu R$ 46 milhões para apoiar colônias e associações de pescadores do Paraná e Mato Grosso do Sul. O investimento se dá por meio de diversos instrumentos da atual gestão da empresa, que incluem editais, convênios e capacitações, além de doações de equipamentos realizadas desde 2018. O principal objetivo é melhorar a capacidade produtiva, técnicas de cultivo e condições ambientais, com impactos diretos na renda daqueles que dependem da pesca para sobreviver.
Nesta sexta-feira (14), a empresa apresentou um balanço de suas ações para esse público, durante o Seminário Regional para Pescadores. O evento foi promovido pelo convênio Linha Ecológica, entre Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que promove ações sociais e ambientais alinhadas com as políticas públicas do Governo Federal, nos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
Durante a abertura do evento, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou a importância da parceria com os pescadores nas ações de conservação da qualidade ambiental do reservatório, anunciando também a retomada das ações de limpeza do reservatório, que fazem parte da Linha Ecológica. Por meio do convênio, a Itaipu provê equipamentos de proteção (EPIs), combustível para embarcações e outros recursos para as ações de limpeza.
“Manter a qualidade da água não é bom apenas para a geração de energia, mas também para a pesca e o cultivo de peixes, além do lazer nas prainhas, do abastecimento dos municípios, pra agricultura, e outros usos do reservatório”, destacou Carboni.
Dentro dos 46 milhões de reais investidos por Itaipu, estão ações de pesquisa para a viabilidade do cultivo de tilápia no reservatório; elaboração de estatísticas pesqueiras; pesquisa para o cultivo em sistema bioflocos; assistência técnica para pescadores; cursos de capacitação; doação de equipamentos (como máquinas de gelo, tanques-redes, descamadeiras, entre outros); e o edital Itaipu Mais que Energia para o financiamento de projetos de associações e colônias do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, do município de Santa Helena (PR), Lírio Hoffmann, o apoio da Itaipu é fundamental para a manutenção da atividade pesqueira. “Cada colônia tem uma realidade diferente, mas dificilmente conseguem se manter sem esse apoio da Itaipu”, afirmou. “Importante também destacar a retomada das ações de limpeza do lago, que melhoram muito as condições para a pesca”, acrescentou Hoffmann.
Série de vídeos
Durante o seminário, a Itaipu também lançou uma série de vídeos que tem como objetivo divulgar boas práticas para a conservação das espécies de peixes e manejo sustentável da água para pescadores e aquicultores. A série “Peixes e Prosa”, que será disponibilizada no canal da Itaipu no YouTube, é uma iniciativa das áreas de Reservatório e de Educação Ambiental da Itaipu através do Convênio Linha Ecológica.
Conforme explica a gestora do convênio Linha Ecológica pela Itaipu, Emanuela Santos, a série aborda desde o respeito aos períodos de defeso (época de reprodução) ao uso de técnicas adequadas de pesca e aquicultura, passando pela importância dos cuidados com os habitats naturais das espécies, como vegetação aquática e os ecossistemas fluviais e terrestres. “O conteúdo busca valorizar a os pescadores da região, destacando o trabalho que desenvolvem no dia a dia, e trazendo também a atuação técnica da Itaipu”, afirmou Emanuela.
A abertura do seminário contou com a participação do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, do prefeito de Medianeira e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Antônio França, do gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas, Irineu Motter, e do representante do Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT), Lorivo Limberger.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…