Crédito: William Brisida/Itaipu Binacional.
A criação de abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como meliponídeos, é uma das novidades levadas pela Itaipu Binacional à Vitrine Tecnológica de Agroecologia – Vilson Nilson Redel (Vital), instalada dentro do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). O espaço, que neste ano tem como tema “Construindo Conhecimento Agroecológico”, existe há 21 anos e conta com 16 parceiros envolvidos no planejamento, preparação e manutenção.
O engenheiro ambiental da Itaipu Lucas Tres explicou a importância do projeto com as abelhas. “Aqui apresentamos caixas de abelhas nativas como complemento ao espaço de agroecologia, visando promover a polinização e a produção de mel e pólen. Este sistema natural, instalado sem necessidade de intervenção humana, configura-se como um laboratório vivo de polinização espontânea, evidenciando a importância da interação entre abelhas e plantas para a manutenção do ciclo natural”, explicou.
Lucas complementa que o mel de abelhas nativas, diferente do mel convencional da abelha Apis, tem características distintas, como maior liquidez, complexidade de sabores e palatabilidade, harmonizando-se com alimentos ricos em gordura. Seu sabor diferenciado, influenciado pela florada da região, varia conforme a estação do ano, resultando em um mel com diferentes graus de acidez e doçura. As abelhas nativas, ao priorizarem espécies de plantas nativas para a coleta de néctar e pólen, contribuem para a produção de um mel com características únicas, refletindo a diversidade da flora local.
Outro destaque da Itaipu na Vital é o projeto Horta Mandala. O engenheiro ambiental da Itaipu Marcos Carvalho contou que a mandala é um modelo usado para o cultivo de plantas, especialmente as medicinais, em formato circular. O cultivo é feito em dois círculos, onde se cultivam várias espécies: um círculo para espécies menores e outro para espécies maiores. Ele explicou que esse formato facilita o cultivo e a circulação das pessoas que visitam o espaço. “Essa mandala específica é uma amostra do projeto maior temos em Itaipu, no Refúgio Biológico Bela Vista. Lá, o acervo conta com 150 espécies de plantas medicinais, também aromáticas, condimentares e PANCs (Plantas Medicinais, Condimentares e Alimentícias Não Convencionais).”
Além de conservar as plantas, o projeto visa incentivar seu uso tanto para chás quanto na alimentação. Uma novidade nessa área foi apresentada na segunda-feira (10), quando a Itaipu Binacional assinou convênio com o Centro Popular de Saúde Yanten, de Medianeira (PR), para a realização de “Ações de popularização do uso de PANCs e de práticas de desenvolvimento sustentável em comunidades da microrregião de Foz do Iguaçu”. O projeto prevê oficinas e atividades práticas.
Em visita ao local, a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná, Leila Klenk, destacou as novidades apresentadas este ano e a importância das parcerias. “Nessa junção Itaipu, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Embrapa, Unioeste e tantos outros parceiros, há a criação de algo vivo que não é somente comercial. É de orientação e promove a agroecologia, tão importante nesses tempos. A gente precisa valorizar isso. E esse espaço aqui é um oásis dentro do Show Rural”, disse Klenk.
Convênio Vitórias
A coordenadora da Vitrine de Agroecologia, Simone Grisa, destacou que o Convênio Vitórias, parceria entre IDR-PR, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro) e Itaipu Binacional, é outra ação presente na Vital que tem como objetivo fortalecer a agroecologia no Estado. Por meio de uma equipe multidisciplinar e da manutenção de espaços como o do Show Rural e outras vitrines em unidades do IDR Paraná, o convênio busca expandir o conhecimento e o acesso à agroecologia.
Simone contou esse é o primeiro ano de execução do convênio, que prevê a instalação de vitrines em Pato Branco e Santa Tereza do Oeste, além de expansão de horários de visitação em Cascavel e no Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Alimentícias Não Convencionais da Itaipu – instalado no Refúgio Biológico Bela Vista.
“Essa capilaridade é muito importante porque esse é um dos estandes mais visitados no Show Rural. Só que temos muito pouco tempo para atender a todos com a qualidade desejada. Então, tendo vitrines em outras regiões e esse espaço como atendimento permanente, vamos conseguir atender as pessoas com uma qualidade maior”, disse.
Simone Grisa calcula que ao menos 30% do público geral da feira passe pela Vital.
Visitantes
Maria Delaides Zanata, de São Miguel do Iguaçu, uma das visitantes da Vital, disse que não conhecia o trabalho realizado no local, mas achou bonito e bem-organizado. O que mais chamou sua atenção foi um exemplar da planta burrito (Aloysia polystachya). “Essa planta é da Argentina e é usada para tratar problemas estomacais. É a primeira vez que vejo aqui no Brasil”, comentou.
Sergio Tadashi, de Campo Mourão, já visitou o local antes e resolveu voltar esse ano. “Normalmente a gente passa aqui para observar e conhecer as novidades”, contou.
Eduardo Felipe também está visitando a Vital pela segunda vez. “Moramos no sítio e gostamos de ver essas plantas, desde chá, árvore, e conhecer algumas diferentes. Vi que tinha uma árvore para espantar mosquitos e alguns chás diferentes. Estamos pensando até em usar mais plantas comestíveis.”
O esforço da Itaipu e dos diferentes parceiros no espaço da Vital permite demonstrar alternativas de produção agrícola que visem à promoção de renda a agricultores familiares, e está em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.
Sobre o Show Rural
Em sua 37ª edição, o Show Rural Coopavel é considerado um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina. Neste ano, são esperados 360 mil visitantes e 600 expositores. As atividades ocorrem até sexta-feira (dia 14), das 8h às 18h, com entrada gratuita. Mais informações em https://showrural.com.br.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…