Cidadania

Itaipu, OAB e parceiros lançam a campanha “Doe lenços, fortaleça laços”

O lançamento será na próxima segunda-feira (9); ação prossegue até o dia 28

Na próxima segunda-feira (9), a Itaipu, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e parceiros lançam a campanha “Doe lenços, fortaleça laços”. A iniciativa é alusiva ao movimento Outubro Rosa, do qual Itaipu participa com várias ações para os(as) empregados(as) e a comunidade.

O lançamento será feito pelos sites e redes sociais dos parceiros, com replicação de matérias de conscientização sobre o tema. Haverá pontos de coleta em vários lugares para arrecadação dos lenços, que serão entregues às mulheres em tratamento de câncer.

O lenço é um acessório utilizado como auxílio na autoestima das pacientes que perdem o cabelo durante as sessões de quimioterapia.

“Além de chamar a atenção para o assunto, a ideia é incentivar cuidados que levem ao diagnóstico precoce e tratamento apropriado”, diz a coordenadora do programa de Incentivo à Equidade de Gênero, da Assessoria de Responsabilidade Social (RS.GB), Érika Patrícia de Sousa Davies.

Ela destaca também que é importante reforçar o amparo, a empatia e o fortalecimento da autoestima das mulheres em tratamento.

Apoiadores

A ação conta com o apoio do Programa Força Voluntária da Itaipu, da Câmara Municipal de Vereadores de Foz do Iguaçu, da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, da Unifoz, da Cesufoz, da Mesquita Omar Ibn Al Khattab e do Descomplica Uniamerica.

Outras ações

Internamente, para incentivar na prática a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, a Itaipu adotou medidas que trazem  mais rapidez e comodidade para as beneficiárias do plano de saúde da empresa.

A ação inclui ainda a distribuição de material informativo e publicações de vídeos educativos e de materiais de engajamento com a divulgação da campanha, como banners na nova intranet e assinatura de e-mail com o tema.

O turismo de Itaipu também aderiu à campanha. O espetáculo Itaipu Iluminada, operado pelo Complexo Turístico Itaipu, ganhou tons cor-de-rosa. O passeio acontece às sextas-feiras e sábados, às 19h. As edificações da usina, como as calotas do Parque da Piracema, fachada do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e o monumento da Universidade Federal Latino-Americana (Unila) também foram coloridas de rosa.

Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Férias de julho: Curitiba tem programação especial para toda família

Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as…

3 horas ago

Expositores da feira itinerante Londrina Criativa têm presentes personalizados da cidade

Panos de prato, bate-mão e até toalhas de lavabo personalizados com bordados e desenhos característicos…

4 horas ago

Conexões Urbanas tem exposição de grafite, hip hop e até pintura ao vivo no Norte Shopping

Exposição de grafite, live painting, flash tattoo e muito hip hop estão na programação do…

6 horas ago

ACAFE e LIDE SC se unem para propor Lei de Incentivo à Inovação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5), no Rooftop Floripa…

6 horas ago

Como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês

Há vários recursos que você pode utilizar para aprender inglês, como por exemplo os recursos…

6 horas ago