Paraná

Itaipu participa de lançamento de Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal

A Itaipu Binacional vai contribuir com o Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal, que lançou dois planos nesta quarta-feira (16). A cerimônia, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e fez alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado neste 16 de outubro. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, representou a empresa no evento.

Na ocasião, foram lançados o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que têm o objetivo conjunto de combater a fome no País, facilitando o acesso aos alimentos, além de contribuir para uma alimentação mais saudável, por meio da agricultura familiar e com práticas agroecológicas.

O investimento da Itaipu, da ordem de R$ 55 milhões, será voltado para a modernização de armazéns de estocagem de alimentos nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O convênio assinado com o Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma das 29 iniciativas do Planab.

Para Lula, em um mundo que produz mais alimentos do que se consome, é inaceitável que as pessoas ainda passem fome. “Nós estamos fazendo um gesto nobre. Acabar com a fome no Brasil e no mundo não deve ser motivo de orgulho, é obrigação moral, ética, política e até humanista. É o mínimo que a gente pode fazer por um país justo”, considerou o presidente.

Enio Verri destacou as ações do Governo Federal de redução da miséria e do desemprego e o aumento do salário-mínimo, que permitem a chegada do alimento à mesa da população. “Somos parceiros neste esforço. Estamos investindo na reforma dos armazéns para que a agricultura familiar tenha onde depositar o seu produto. Itaipu está conectada com a política do governo Lula para construir um Brasil melhor”, afirmou.

Modernização de armazéns

A iniciativa de melhorar a infraestrutura de armazenamento de alimentos no Paraná e no Mato Grosso do Sul surgiu em fevereiro deste ano, após a assinatura de uma Carta de Interesse entre as instituições. Foram escolhidas as unidades de Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná, e Maracaju (MS), eleitas como prioridades pela Conab. O objetivo é garantir que os produtores, as cooperativas, possam estocar os produtos, além de fornecer comida para quem vive nas cidades.

As unidades escolhidas entraram em funcionamento entre as décadas de 1960 e 1980 e, atualmente, enfrentam limitações na capacidade operacional, devido à obsolescência dos equipamentos e à falta de manutenção dos silos. Os investimentos vão fortalecer a segurança alimentar e contribuir para a estabilidade econômica ao permitir uma resposta eficaz às exigências do mercado e às necessidades internas de abastecimento.

O convênio tem um prazo previsto de três anos, entre elaboração de projetos, contratação e execução das obras. Após a conclusão, as unidades estarão aptas a utilizar a capacidade total de armazenamento de forma adequada e segura, utilizando as tecnologias mais modernas de controle e gestão de suas estruturas.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

21 minutos ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

25 minutos ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

29 minutos ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

5 horas ago

População se surpreende com tecnologia e aprova primeira viagem do Bonde Urbano Digital

O clima dentro do veículo foi de surpresa e entusiasmo. Silêncio, estabilidade e a sensação…

5 horas ago

Primeiro na América do Sul: Bonde Urbano Digital começa a operar entre Pinhais e Piraquara

Inovação no transporte público, o Bonde Urbano Digital teve a sua primeira viagem realizada entre…

5 horas ago