Geral

Itaipu, PTI e DNIT assinam Carta de Interesse para Anel Viário de Cascavel

Finalidade do documento é demonstrar o interesse mútuo das instituições para elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra

Representantes da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se reuniram nesta sexta-feira (7), para assinatura de uma Carta de Interesse demonstrando a disposição das instituições para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) do Anel Viário de Cascavel.

A obra tem como objetivo criar uma conexão com o contorno Oeste (BR-163) já existente, a partir da BR-277, dando continuidade no desvio do adensamento urbano do município de Cascavel.

O conjunto de estudos a serem desenvolvidos no EVTEA levantam os benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos para implantação de nova infraestrutura, por meio de coleta de dados em campo e de fontes especializadas. Além disso, no EVTEA verifica-se os índices de viabilidade das opções de traçado estudadas, se os benefícios justificam os custos com os projetos e execução das obras previstas.

Para esta parceria, a Itaipu participará como financiadora e o Parque Tecnológico Itaipu terá a responsabilidade de executar o estudo, por meio de contratações e estudos técnicos. Já o DNIT terá como responsabilidade a apreciação do estudo desenvolvido por ser o órgão responsável por planejamento de infraestruturas de rodovias federais. Sendo viável, o trecho poderá constar no sistema nacional de viação para o planejamento de sua execução no longo prazo.

Logística

O trecho da BR-277 que passa pela área urbana de Cascavel tem trânsito intenso, sendo considerado um dos grandes gargalos da rodovia, pois há um enorme fluxo de caminhões, vindos das mais diversas regiões do Brasil, Argentina e Paraguai, além do tráfego urbano do município, uma vez que a BR-277 divide a cidade.

Com a implementação do Anel Viário de Cascavel, será possível promover equilíbrio entre veículos de cargas e de passageiros de forma a eliminar o gargalo existente no trecho, melhorando o fluxo do trânsito de forma mais continuada na BR-277 e com a devida segurança, minimizando riscos de acidentes e melhorando a capacidade logística da região.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Ambev, em parceria com o MOVER, vai realizar evento para conectar profissionais negros do Sul a oportunidades de desenvolvimento de carreira e trabalho

A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…

1 dia ago

Médicos e estudantes do Paraná embarcam em missão humanitária

Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…

1 dia ago

Em visita de Estado do presidente Xi Jinping, Brasil e China ampliam patamar das relações bilaterais

Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…

1 dia ago

Projeto da 3ª fase de expansão do TEGRAM é aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…

1 dia ago

Óticas Diniz inaugura unidade em Cascavel

As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…

1 dia ago

Bemsei lança bebida vegetal em embalagem SIG produzida com polímeros de base florestal

A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…

1 dia ago