Empreendedorismo

Itaipu vai difundir tecnologia para agricultura agroecológica no Paraná

Convênio de R$ 9,5 milhões levará a experiência de 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia, do Show Rural Coopavel, de Cascavel (PR), a três regiões do Estado

A Itaipu Binacional vai levar a experiência de 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital) às regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado. Um convênio assinado com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) tem o objetivo de demonstrar e debater as várias tecnologias voltadas à agricultura orgânica e sustentável, como acontece anualmente na Vitrine durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

O investimento da Itaipu é de R$ 9.500.397,81 e o contrato tem vigência de três anos. Além de manter a Vitrine em Cascavel o ano todo, serão criados espaços de demonstração nas unidades do IDR-PR em Santa Tereza do Oeste, Santa Helena, Palotina, Pato Branco e Paranavaí. Em Foz do Iguaçu, o atendimento será feito no horto da Itaipu Binacional.

De acordo com o gerente da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu, Ronaldo Pavlak, o convênio é uma demanda antiga dos realizadores da Vitrine, que mantêm o espaço ao longo de todo ano para utilizá-lo apenas durante a semana do Show Rural, tradicionalmente realizado no mês de fevereiro (neste ano, será entre os dias 10 e 14).

“Nós fazemos a manutenção, com plantio, conservação de solo e outras interferências. Daí intensificamos em agosto, para estar pronto para fevereiro. E é usado apenas por cinco dias”, afirmou Pavlak. “Agora, com esse convênio, teremos a oportunidade de usar o espaço do Show Rural Coopavel o ano todo, além de levar as tecnologias para outros locais, trabalhar com os agricultores, prestar assistência técnica e alcançar um público ainda maior.”

Segundo ele, o público que vai à Vitrine Tecnológica de Agroecologia durante o Show Rural é mais diversificado, desde pequenos agricultores a entusiastas da agroecologia, além de visitantes da feira. Fora do período do evento, o público será mais especializado, como produtores e acadêmicos. O mesmo vai acontecer nas unidades do IDR-PR, onde será feito o atendimento o ano todo nas três regiões do Estado.

O objetivo do convênio é consolidar a produção e o mercado de produtos orgânicos certificados e plantas medicinais, produzidos através de práticas sustentáveis, com a transferência de tecnologias que não causam impactos ao meio ambiente e preservam os recursos naturais, principalmente, o solo e a água. Nos espaços, será feita a capacitação de agricultores e técnicos por meio da demonstração dessas tecnologias sustentáveis.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Com Popó, pesagem para evento de lutas levanta a areia de Caiobá

Uma das grandes atrações do fim de semana do Verão Maior Paraná teve uma prévia…

9 horas ago

Luan Santana canta para 164 mil pessoas, quatro vezes a população de matinhos

Esse é o legado do segundo show do cantor Luan Santana no maior festival gratuito…

9 horas ago

Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez uma defesa da democracia…

9 horas ago

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado Federal

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos próximos dois…

9 horas ago

Sorriso Maroto registra recorde de público no primeiro show que faz no litoral

Mais de 107 mil pessoas assistiram a apresentação, debaixo de chuva, do grupo de pagode…

9 horas ago

Bares e restaurantes criam 230 mil vagas em 2024 e atingem recorde de empregos

O setor de alimentação fora do lar segue como um dos principais motores do mercado…

1 dia ago