fbpx
Empreendedorismo

Jamef Transportes revoluciona gestão de 160 riscos com a Quality Digital

A Jamef Transportes, com mais de 60 anos de compromisso com a excelência, recentemente elevou sua abordagem na gestão de riscos, controles internos e auditoria. A empresa, que valoriza sua proximidade nas relações, confiança nos compromissos, parcerias sólidas e investimentos em inovação, encontrou na parceria de 10 anos com a Quality Digital a ferramenta ideal para integrar e aprimorar seus processos.

Antes de implementar a solução, a Jamef buscava uma maneira eficiente de integrar a gestão de riscos, controles e auditoria, almejando uma solução que se integrasse ao ACL (software de auditoria contínua) para monitoramento de riscos. O objetivo era criar um painel de indicadores que proporcionasse uma visão tempestiva dos riscos, promovendo maior engajamento com as áreas de negócios.

A solução veio com a ferramenta Highbond, comercializada pela Diligent, principal empresa de SaaS para GRC (governança, risco e conformidade) e implementada pela Quality Digital. A familiaridade com o ACL foi um ponto de partida, mas o excelente custo-benefício da ferramenta Highbond solidificou a decisão de escolha. “A Jamef adotou um processo abrangente, mapeando e avaliando impacto, probabilidade e nível de risco. Com análise e priorização baseada na criticidade, definimos um portfólio de riscos, criando um painel de riscos com um sistema de proteção robusto”, explica Eduardo Silva, Gerente de Compliance e Gestão de Risco da Jamef Transportes.

Os números falam por si, houve um aumento de 30% na aderência da gestão de risco, controle e auditoria, o executivo ressalta que “hoje a gestão e mapeamento de 160 riscos são feitos por apenas um colaborador, e um processo que antes levava 1 semana, hoje é feito em apenas 4 horas”, informa Silva.

Apesar das melhorias, o processo encontrou desafios, que foram superados ao longo do processo, incluindo a definição de indicadores do painel de riscos, aprovação da metodologia para acompanhamento e pagamentos de bônus, e a construção da cultura de gestão de riscos frente às atividades concorrentes dos executivos.

“O atendimento da Quality Digital foi muito bom. A facilidade na integração da ferramenta, somada ao suporte excepcional, proporcionou maior engajamento na Gestão de Risco, alinhando-se à estratégia da empresa”, ressalta o executivo.

O sucesso da Jamef Transportes na jornada GRC, de acordo com Eduardo Silva reflete não apenas em números impressionantes, mas no alinhamento estratégico, no robusto painel de riscos, no sistema integrado GRC, e nos indicadores incorporados às metas. “O primeiro ano já registra um notável aumento de 30% de aderência dos executivos ao processo de gestão de riscos, marcando um capítulo significativo na evolução contínua da empresa”, completa Silva.

Ao escolher a Quality Digital como parceira, a Jamef Transportes não apenas atendeu às suas necessidades imediatas, mas também estabeleceu as bases para uma gestão de riscos ágil, precisa e alinhada aos objetivos estratégicos, preparando-se para enfrentar desafios futuros com confiança e inovação.

Sobre a Jamef Transportes

A Jamef Transportes é uma das maiores empresas do Brasil com soluções personalizadas para transporte de encomendas, com atuação em todo o território nacional, nos modais rodoviário e aéreo. Ao completar 60 anos em 2023, é reconhecida pelo atendimento personalizado e ágil aos clientes de todos os portes nas frentes B2B e B2C.

A empresa conta uma frota moderna e segura de mais de 1,2 mil caminhões e cerca de 4 mil colaboradores diretos e indiretos por todo o país. A frota é 100% rastreada via satélite e os terminais são monitorados 24 horas por dia, para garantir a segurança total dos produtos transportados, desde a coleta até a entrega. No site www.jamef.com.br, é possível acompanhar cada etapa do transporte em tempo real, bem como realizar cotações e solicitar a coleta. A organização investe constantemente em infraestrutura, tecnologias integradas, capacitação de colaboradores, ações sustentáveis e inovação para conectar seus clientes aos clientes deles – sem intermediários, com pontualidade, cuidado e atenção no atendimento.

Sobre a Quality Digital

Com mais de 34 anos de história, a Quality Digital é uma das principais empresas de tecnologia do Brasil tendo como diferencial a habilidade de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.

A missão da Companhia consiste em acelerar digitalmente os negócios de seus clientes com soluções criativas, inovadoras e de alto valor com foco em Strategy, Business, Commerce, Automation, IT Optimization e ESGRC (Auditoria, Governança, Risco e Compliance).

Com isso, auxilia as empresas a terem melhor performance operacional, governança e comunicação com seus clientes usando plataformas digitais, equipes especializadas e metodologias para promover a aceleração digital.

A Quality Digital tem cases de sucesso nas verticais de indústria, aeroportuária, utilities, varejo, e-commerce, telecom, saúde, agribusiness, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, financeiras, além de instituições do governo além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.900 colaboradores.

Presente em todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, EUA e Paraguai, já soma projetos em mais de 20 países e mais de 300 clientes ativos.

A Quality Digital é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o comprometimento por fazer mais e melhor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo