Japoneses comemoram a chegada no ano novo no Nikkei Clube de Curitiba
A tradição nipônica de boas-vindas à chegada do ano novo foi realizada na sede do Nikkei Clube de Curitiba, no Uberaba.
O novo Cônsul-Geral do Paraná e Santa Catarina, Mitsuiro Mitsui, saudou os presentes de forma descontraída, em português, elogiando as atividades do clube nas áreas sociais e esportivas, elogiou as novas churrasqueiras. e agradeceu o trabalho das cozinheiras que trabalharam alguns pratos para o almoço festivo.
O almoço foi no sistema motiyuri, cada participante levou um prato de comida, e teve as presenças do deputado federal Luiz Nishimori, PSD, e do vereador Nori Seto, PP.
A celebração do “Shinnenkai” começa com o canto do Hino Nacional Brasileiro e Hino do Japão.
Os líderes do Nikkei fizeram os votos de feliz ano novo, e convidaram para comerem o Ozoni (prato especial para trazer fartura no ano novo) e para terminar a festa todos brindam em português e japonês, sob orientação do ex-deputado estadual e ex-veereador Ruy Hara.
OZONI
Na cozinha do Nikkei uma equipe trabalhou desce cedinho para fazer o ozoni, um caldo em que cada ingrediente representa um desejo para o Ano Novo.
O moti – bolinho feito de arroz – representa a união; a alga, a perseverança; a pasta de peixe, o sucesso; e a cenoura, o dinheiro. “Tradicionalmente, toda família japonesa faz esse caldo para começar bem o ano e levar 2024 com muita saúde'”, resumiu o presidente da entidade Everson Takayama,