Geral

Jararacas assustam moradores de condomínio em Piraquara

A equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara foi acionada pelos moradores do Condomínio Recanto

A equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara foi acionada pelos moradores do Condomínio Recanto I, sobre o surgimento de cobras jararacas, próximas as residências.

Até o momento foram recolhidas quatro serpentes da espécie. Este animal peçonhento é capaz de injetar o veneno no organismo de outro animal. Também foram recolhidas duas outras cobras não peçonhentas. Os animais peçonhentos foram entregues ao Centro de Produção e Pesquisa de Imunológicos – CPPI, para a produção de soro.

Também foi realizada uma ação educativa para os moradores do condomínio,o local possui em seu estatuto uma porcentagem de Área de Proteção Ambiental, que devem ser preservadas por lote. Além disso, faz divisa com área alagada e é cortado por um rio, ambiente natural das cobras jararacas. Os residentes do Recanto I, foram orientados pelo médico veterinário Cleber de Oliveira Lima, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR, de como evitar atrair as cobras para os quintais.

Estes tipos de animais procuram galinheiros, onde resíduos de alimentos ficam espalhados no chão, sobras de ração dos cães, que são atrativos para roedores, que por sua vez servem de alimento para as cobras. Foram informados sobre cuidados com locais usados como paiol que servem de abrigo para roedores, atraindo também as serpentes.

Os moradores receberam informações e materiais educativos, sobre como agir em caso de acidentes e também como evitá-los. Na ocasião foram abordados também temas como a leptospirose, formas de combater o mosquito da dengue (aedes aegypti) e as arboviroses, doenças causadas por insetos e aracnídeos, como aranhas, mosquitos e carrapatos.

A Vigilância Ambiental em Saúde realiza em todo município, ações de promoção e de proteção à saúde da população, por meio do monitoramento e do controle de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente, buscando o planejamento e o desenvolvimento de práticas para eliminar ou reduzir a exposição humana a esses fatores prejudiciais à saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo