Jornada ao Dakar 3: Ford Raptor T1+ vai às dunas do Marrocos
Além de Carlos Sainz pai e Nani Roma, grandes campeões do Dakar, a equipe apresenta o jovem piloto Mitch Guthrie
O Rally Dakar é considerado a competição off-road mais difícil do mundo e a Ford se prepara para enfrentá-la pela primeira vez em 2025, na Arábia Saudita, com a picape Raptor T1+. O terceiro vídeo da série Jornada ao Dakar acompanha os testes do veículo no Marrocos, enfrentando dunas, pedras e o intenso calor do deserto – veja aqui.
Os pilotos Carlos Sainz pai, “el Matador”, tetracampeão do Dakar, e Nani Roma, bicampeão da prova, levam a Raptor T1+ ao limite para buscar o ajuste ideal com os engenheiros da Ford Performance, divisão de veículos de performance e competição da marca.
O episódio apresenta também Mitch Guthrie, jovem piloto americano que se juntou ao time para o Dakar 2025. Ele começou a carreira muito cedo, acompanhando o pai nas corridas, subiu rápido nos rankings e, apesar da pouca idade, é elogiado pela maturidade.
“Eu tenho uma Raptor em casa, era a picape dos meus sonhos quando a comprei. Estou impressionado com a Raptor T1+ e o time que nós temos aqui é simplesmente incrível, são todos lendas. Só estar perto deles e tentar absorver o máximo de informações que puder para mim é inestimável”, diz Guthrie.
O vídeo destaca ainda a parceria da Ford com a Fox, responsável pela suspensão de todos os modelos Raptor. Segundo Mike Norton, gerente de Programas Off-Road da Ford Performance, uma das vantagens dos amortecedores Fox é a possibilidade de ajustes no veículo sem precisarem ser desmontados.
O principal objetivo do time, nessa fase, é o aprendizado. Ajustes e quebras fazem parte da jornada. “O rali vai levar você ao limite e alguns dias você terá problemas. Este é o dia em que você precisa manter a calma e ter confiança em si mesmo”, ensina Carlos Sainz, determinado a somar mais um título no seu currículo.