fbpx
Esporte

Jovem de Pinhais representa o Brasil em competições internacionais de taekwondo

Foi com um ano e oito meses de idade que o Allan Victor Antunes começou a praticar taekwondo. Do primeiro contato ainda na educação infantil, passando pelo contraturno do ensino fundamental e, hoje, agente de cidadania no Centro da Juventude de Pinhais (CJ), o jovem lutador coleciona medalhas por competições importantes.

Aos 16 anos, o pinhaense do Jardim Amélia ensina a filosofia e a história da arte marcial a outros jovens, ao mesmo tempo em que leva o nome da cidade, do estado e do país para competições nas quais defende o Paraná e o Brasil. Já foi campeão paranaense por quatro vezes, campeão da Copa do Brasil em 2018 e em 2020 campeão do Grand Slam – um dos mais importantes campeonatos do Brasil de Taekwondo, o que o tornou titular da seleção brasileira em 2021. Chegou ao 3º lugar no internacional Pan Am Series.

A história no esporte começou bem cedo, com mestres pelos quais o taekwondista exprime gratidão e carinho.

“Pratico desde um ano e oito meses de idade, pois comecei com aulas na escolinha Janelinha do Saber. Mais tarde, fui estudar no Colégio João Paulo ll e, por coincidência ou destino, tive aulas com o mesmo professor, Marcos. Ele viu a minha desenvoltura e evolução com o passar dos anos e aconselhou minha mãe a me colocar em uma equipe profissional, pois poderia ter um rendimento melhor. E foi assim que entrei para a equipe Base TKD, com os técnicos Bira e Karen. Então, com oito anos de idade comecei a treinar e participar de competições”, relata.
A família de Allan também viu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) uma oportunidade para que ele desenvolvesse a atividade de forma remunerada, por meio do programa Agentes da Cidadania – oferecido no CJ. “Entrei para o programa Agentes de Cidadania há pouco mais de três meses, e através do projeto estou tendo grandes conhecimentos que tenho certeza que vão ser válidos para o meu futuro. Fiquei sabendo do programa e do Centro da Juventude através de uma amiga da minha mãe. Ela foi procurar saber mais informações no Cras e fez a minha inscrição para participar. Não demorou muito e eu já estava no programa”, conta.

Com muitas lutas vencidas e ainda muito por conquistar, o jovem Allan carrega sonhos na bagagem, rumo a um horizonte em contínua expansão. O próximo campeonato, o internacional President’s Cup, será no Rio de Janeiro, nos dias 21 a 24 de setembro deste ano, e reunirá alguns países como Canadá, Chile, Argentina, Costa Rica e Peru.
“O taekwondo é algo que me completa, me traz paz, equilíbrio emocional, autocontrole, disciplina e muitas outras coisas boas. Sou muito grato a todos que passaram pela minha trajetória e aos que ainda permanecem acreditando no meu futuro e potencial”, finaliza. Para acompanhar os seus movimentos, siga o perfil no Instagram @allan__tkd.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo