Divulgação Vinum Terra
A metodologia da agricultura biodinâmica — conceito criado por Rudolf Steiner no século passado, que propõe o uso exclusivo de elementos naturais, como fertilizantes orgânicos, plantas e compostos vegetais —, tem contribuído para que os vinhos biodinâmicos ganhem cada vez mais notoriedade ao redor do mundo por seus aromas e sabores intensos. Segundo relatório publicado pela The Insight Partners, intitulado Organic Wine Market Forecast to 2028, a previsão é de que a produção e o consumo desses vinhos atinjam a marca de 24,55 bilhões de dólares até 2028.
O wine & cocktail bar Five Lounge promove nesta próxima quinta-feira (10) o Juli Convida Vinum Terra, uma parceria que traz a vinícola gaúcha pela primeira vez a Curitiba, com três rótulos distintos para degustação. O chef da casa, Silvonei Sousa, preparou uma mini tábua de frios elaborada especialmente para harmonizar com os vinhos apresentados.
Para tornar o evento ainda mais especial, a família produtora estará presente na degustação para explicar como funciona a metodologia biodinâmica e seus efeitos na qualidade e no perfil sensorial dos vinhos. “Ao contrário do vinho convencional, que pode conter uma série de produtos químicos e aditivos, e é feito com uvas comuns, o vinho natural é produzido com mínima intervenção, utilizando técnicas tradicionais e, principalmente, uvas orgânicas ou, preferencialmente, biodinâmicas”, explica Edgar Giordani da Vinum Terra. “A presença da Vinum Terra representa o compromisso com experiências enogastronômicas de alta qualidade. A profunda expertise dos enólogos e seus conhecimentos sobre viticultura trarão aos participantes a chance de conhecer intimamente cada rótulo”, afirma o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.
Como funcionam os vinhos biodinâmicos
A vinificação biodinâmica busca maximizar as características do vinho por meio de uma abordagem holística, criando um ambiente propício ao cultivo das vinhas. “Um dos pilares da vinificação biodinâmica é o uso de uvas cultivadas sem pesticidas, herbicidas ou produtos químicos”, descreve Edgar Giordani.
Para atingir esse objetivo, os produtores utilizam práticas como compostagem e o cultivo de ervas e flores no entorno dos vinhedos, fortalecendo o ecossistema local. “Além disso, os vinhos naturais são fermentados com leveduras selvagens presentes nas próprias uvas, em vez de leveduras industriais produzidas em laboratório. Outra característica marcante é a baixa ou nenhuma adição de sulfitos, um conservante comum em vinhos convencionais. Os sulfitos podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e comprometer a tipicidade do vinho. Os rótulos da Vinum Terra não contêm sulfitos — apenas uvas orgânicas e biodinâmicas na garrafa”, detalha o especialista.
Fundada em 2017, a vinícola conta com cinco hectares de vinhedos. Em 2022, recebeu a certificação de produção orgânica e, desde 2023, está certificada como biodinâmica pela Demeter — selo internacional que assegura práticas de agricultura biodinâmica. “É uma honra sediar esse evento em parceria com produtores de vinhos de tamanha qualidade. Esperamos que os participantes possam degustar e apreciar toda a autenticidade que os vinhos biodinâmicos oferecem”, conclui a sommelière do Five Lounge, Juli Rodrigues.
Juli Convida Vinum Terra
Data: 10 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: Five Lounge, rua Nunes Machado, 68 – Centro, Curitiba
Valor: R$ 130,00 + 10%
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…