Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin anuncia o desenvolvimento de tecnologia pioneira para impressão em braile (sistema de escrita tátil usado por pessoas com deficiência visual) em embalagens de papelão ondulado, um importante marco social para o mercado. A solução tem validação do lote desse material pela Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (LARAMARA).
A Companhia, que tem a inovação como norteador de sua atuação, identificou a oportunidade de iniciar o projeto com foco em inclusão social, viabilizando a impressão em braile em embalagens de papelão ondulado. Para isso, a Klabin contou com o apoio de uma empresa especialista na produção de facas a laser para corte e vinco, no desenvolvimento das matrizes para a marcação dos pontos que auxiliam na leitura de pessoas cegas ou com baixa visão, atendendo as exigências e padrões técnicos.
“Acreditamos que a inscrição do Sistema Braille em embalagens de papelão ondulado reflete o nosso comprometimento em contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária. Sabemos do potencial da solução para alavancar a inclusão de pessoas com deficiência visual e estamos muito orgulhosos de oferecer esta possibilidade ao mercado”, afirma Luiz Carlos Walendowsky, gerente de Novos Negócios e Produtos de Papelão Ondulado da Klabin.
A tecnologia de impressão em braile está disponível nas unidades Tijuco Preto, em Jundiaí (SP) e Goiana (PE). Ainda segundo Walendowsky, a Klabin está partindo com testes pilotos e incrementando gradativamente paulatinamente a escala produtiva desta solução, sendo que os principais segmentos beneficiados serão os de cartuchos e e-commerce. “Com algumas exceções, o braille se faz mais importante em embalagens que chegam ao consumidor final. Sabemos que o mercado virtual está cada vez mais aquecido e este será um marco relevante para avançarmos socialmente neste nicho”, finaliza.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.