Klabin realiza cerimônia de inauguração do Puma II, no Paraná

PUBLICIDADE

Máquina de Papel 28 (MP28), instalada na Unidade Puma, em Ortigueira (PR)
Máquina de Papel 28 (MP28), instalada na Unidade Puma, em Ortigueira (PR)

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, realizou, hoje (21/9), a cerimônia de inauguração do Puma II, projeto que marcou a expansão da Unidade Puma, em Ortigueira (PR).

Este é o maior investimento da história da Companhia e o maior investimento privado já feito no Estado do Paraná. 

Com aporte de R$12,9 bilhões para a instalação de duas novas máquinas de papel, a MP27 e a MP28, ambas em operação e com capacidade produtiva total de 910 mil toneladas de papéis por ano, o Puma II reforça o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da empresa.

Anunciado em 2019, o Projeto Puma II integra o maior ciclo de crescimento da Klabin em seus 124 anos de história.

A primeira fase, concluída em agosto de 2021, considerou a construção e a partida da Máquina de Papel 27 (MP27), que fabrica o inovador Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto.

Dois anos depois, em junho deste ano, houve o startup da Máquina de Papel 28 (MP28), segunda do Projeto e que tem foco na produção de papel-cartão, consolidando a posição da Klabin como uma das principais empresas globais no segmento.

O equipamento também simboliza a estreia da Klabin no mercado de papel-cartão branco, reforçando a expansão de seu portfólio de produtos. Juntas, as duas máquinas elevam a capacidade de produção anual da Klabin para 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose.

“Concebido há mais de dez anos, com a construção da Unidade Puma, entre 2013 e 2016, a conclusão do Projeto Puma II marca uma nova década de crescimento da Klabin. Aumentamos expressivamente a nossa capacidade de produção, ingressamos em novos mercados e empregamos tecnologia de ponta para elevar a qualidade de nossos produtos e alavancar o desenvolvimento sustentável da Companhia”, ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

Regionalmente, as duas fases das obras do Projeto Puma II geraram mais de 33 mil empregos, diretos e indiretos. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores locais, a Klabin também valorizou a mão de obra investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba, no Paraná.

Diferenciais do complexo industrial de Ortigueira

A Unidade Puma recebeu, entre 2013 e 2023, os maiores investimentos da história da Klabin, adicionando 2,5 milhões de toneladas anuais no volume total de produção da Companhia. Para o Puma II, a empresa investiu em uma série de iniciativas que utilizam a inovação como alavanca de sustentabilidade, como o projeto da Planta de Gaseificação de Biomassa, que permite que um dos fornos de cal da fábrica opere 100% livre de combustível fóssil, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa. Neste sentido, atualmente, 98% dos resíduos gerados na operação do Puma II já são reaproveitados. Como exemplo de sucesso, é possível citar a inovadora Planta de Sulfato de Potássio, que, por meio do tratamento de cinzas geradas na Caldeira de Recuperação, obtém a substância – utilizada na formulação de fertilizantes. Este é um processo inédito no mercado, que tornará a Klabin autossuficiente no insumo.

Em termos de reaproveitamento de resíduos, importantes ações estão em operação, como a Planta de Ácido Sulfúrico, que processa resíduos industriais para produzir o insumo, tornando a Unidade Puma autossuficiente; e uma iniciativa de uso do óleo gerado das resinas extraídas após o cozimento de pínus, o Tall Oil, como biocombustível nos fornos de cal. Hoje, a unidade tem 96% de combustíveis renováveis na sua matriz energética. Também há uma planta de Secagem de Lodo, responsável por processar lodos biológico e terciário gerados nas Estações de Tratamento de Efluentes da fábrica. Este será o primeiro sistema do mundo a secar lodo gerado no tratamento terciário de efluentes, com capacidade de até 17 mil toneladas/mês. O lodo seco poderá ser misturado à biomassa para se tornar combustível para as Caldeiras de Força.

Alinhado aos princípios da indústria 4.0, o Puma II fortalece a integração da cadeia produtiva da Klabin e foi idealizado para se tornar referência mundial em sustentabilidade, tecnologia e inovação. Além disso, diversas iniciativas fomentam a circularidade nos processos produtivos, avançando em direção à Agenda 2030 da ONU e às metas definidas nos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, que tem entre os compromissos a otimização máxima dos recursos, reinserindo resíduos nos sistemas produtivos.

“O Puma II representa um avanço significativo para a indústria de papel e celulose, que busca processos cada vez mais sustentáveis, circulares e eficientes. Estamos orgulhosos por inaugurar oficialmente este Complexo após a fase de expansão. O Projeto é fruto da crença de buscarmos fazer deste um mundo melhor, baseado no potencial do mercado de embalagens renováveis e no trabalho dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores, e que tem sido transformador para toda a região, com a geração de renda, postos de trabalho e evolução social”, comenta Razzolini.

 

Logística no Paraná

Em paralelo ao desenvolvimento do Projeto Puma II, a Klabin montou uma robusta operação logística, a fim de facilitar o escoamento da produção para exportação. Ao lado da fábrica de Ortigueira, foi construído um Terminal de Contêineres, para os modais rodoviário e ferroviário, com capacidade de levar 125 mil toneladas de celulose e papel em contêineres por mês até o Porto de Paranaguá, no Paraná. Além disso, a Companhia também iniciou a operação no Terminal Portuário Klabin (PAR-01), localizado no cais comercial do Porto de Paranaguá. Com capacidade de receber um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, o PAR-01 faz parte do pacote de investimento em logística feito pela Companhia no Estado nos últimos anos. A operação consolida a estratégia logística da Klabin no Paraná, trazendo ainda mais competitividade, flexibilidade e sustentabilidade e garante uma excelente logística entre floresta, fábrica e porto. Com a conclusão da segunda fase do Puma II, a Klabin estima movimentar 2,2 milhões de toneladas de papel e celulose por ano via Paranaguá.

 

Evento

O evento, realizado na data em que Dia do Árvore no Brasil é comemorado, contou com a presença de membros do conselho de administração, diretoria e colaboradores da Klabin, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, comunidades, imprensa e autoridades. O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, e o Prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, além de autoridades locais, prestigiaram a cerimônia, que teve início com uma visita guiada pelas novas máquinas.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima