LANAC oferece 50 exames gratuitos de PSA
O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas está com sua fachada iluminada de azul durante todo o mês de novembro e oferece 50% de desconto nos exames de PSA e PSA Livre, uma iniciativa em prol do Novembro Azul, que alerta para os cuidados com a saúde masculina e gravidade do câncer de próstata. Nos dias 3 e 4 de novembro, o laboratório oferece 50 exames gratuitos do marcador tumoral, na sede central, na Rua Itupava, 998, mediante ordem de chegada. Para realizar o exame é necessário um jejum de três horas.
O câncer de próstata é o mais incidente no homem, perdendo apenas para o câncer de pele, e o segundo que mais mata, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2019 e 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos, 16.055 apenas em 2021, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022, sendo que os fatores de risco estão relacionados à idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade
Um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo, o PSA – Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula. “A dosagem, realizada por amostra de sangue, mostra se o PSA está normal ou aumentado. Caso esteja com valor acima de até 4 ng/ml do antígeno no sangue, o paciente realiza um novo teste e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem deste aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. A taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. É necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança.
Os exames com valores diferenciados durante todo o mês de novembro podem ser realizados em qualquer uma das 65 unidades de coleta do LANAC, em Curitiba, Região Metropolitana, litoral do Paraná, Ponta Grossa e Rio Branco do Sul.