Geral

Lei que permite transporte de pets nos ônibus vale a partir de hoje

A nova legislação permite que tutores possam transportar cães ou gatos com no máximo 12 quilos nos ônibus da capital, mas desde que fora do horário de pico.

O transporte é proibido das 5h às 9h e das 16h às 20h.

“A nova legislação atende a uma demanda dos passageiros, que há tempos pediam a autorização para o transporte de pets nos ônibus. Foram criadas regras claras para que os tutores possam levar cães e gatos de pequeno porte nos ônibus sem comprometer a organização do transporte coletivo, em horários de menor movimento e com segurança”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Como funciona

Cada tutor poderá transportar apenas um animal de cada vez, que deve estar acomodado em caixa de transporte apropriada e resistente a seu porte, que garanta a segurança, a higiene e o conforto tanto do pet quanto dos demais passageiros.

A caixa deve estar forrada com material absorvente, para evitar o vazamento de dejetos.

A caixa deverá ter, no máximo, as seguintes medidas, indicadas em local de fácil visualização: 60 centímetros de comprimento, 40 centímetros de largura e 36,5 centímetros de altura.

Cães e gatos de microporte, isto é, com até 5 quilos, poderão ser transportados em bolsas, sacolas ou mochilas, desde que sejam adequadas ao porte do animal e forradas com material absorvente. A caixa de transporte, bolsa ou mochila não poderá ocupar assento extra, tampouco atrapalhar a circulação dos demais passageiros.

Em caso de descumprimento das regras, o animal ficará impedido de embarque no transporte coletivo ou será exigido o desembarque do tutor e do animal na próxima parada, segundo o gestor da área de fiscalização da Urbs, Claudinei Moro. Segundo ele, a fiscalização do transporte coletivo vai orientar passageiros e operadores do sistema em caso de dúvidas.

Cães-guia e de assistência

A lei foi sancionada em 31 de março pelo prefeito Eduardo Pimentel após aprovação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) do projeto de autoria do presidente da casa, Tico Kuzma.  A iniciativa, na prática, altera a redação da lei municipal 12.597/2008, que dispõe sobre a organização do sistema de transporte coletivo de Curitiba.

O embarque de passageiros com cão ou gato de pequeno porte, do qual seja tutor, será incluído entre os direitos dos usuários, elencados no artigo 32. A lei também passa a prever, de forma expressa, o acesso de cães-guia, no caso de passageiros com deficiência visual, e cães de assistência, desde que devidamente cadastrado e identificados.

Será proibido o transporte de cães violentos, independentemente do porte, e outras espécies de animais que, “por sua ferocidade ou condição de saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança dos usuários”, segundo o texto da lei.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

12 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

12 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

12 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

12 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

21 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

21 horas ago