fbpx
Empreendedorismo

Ligga lança serviço de energia renovável para clientes do Paraná

Com a Ligga Energy, clientes B2B e B2C terão até 20% de economia na conta de energia. Novidade será anunciada na Futurecom com início da operação ainda em outubro

Ligga, referência em telecomunicações no Paraná, anuncia sua mais nova linha de serviços: a Ligga Energy. Como solução de eficiência em energia, a companhia passa a fornecer ainda neste mês de outubro, uma oferta de Energy as a Service (EaaS, ou Energia como Serviço) para clientes B2B e B2C. A novidade será anunciada durante a Futurecom que segue até o dia 5 de outubro, na Expo São Paulo, na capital paulista.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a modalidade de energia por assinatura está em franco crescimento no Brasil. Em 2015 (quando a modalidade se tornou possível por aqui), eram 45 usuários; em 2017 o número subiu para 376 e superou os 1.500 dois anos depois. Em 2021 chegou a 5.000, com 1.610 unidades geradoras. Até março deste ano, eram 5.635 unidades consumidoras atendidas pelo compartilhamento da geração solar – que já ocupa a segunda posição no ranking das principais fontes brasileiras, com 23,9 gigawatts em operação.

No geral, a energia renovável tem presença significativa no Brasil, alcançou um crescimento de 30% nos últimos dez anos e, atualmente, representando 43,5% de toda a matriz energética do país. Além da energia solar, o projeto anunciado pela Ligga é composto também pelas CGHs (Central Geradora Hidrelétrica, que tem potencial de gerar até 5MW de energia), PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas, que, em termos de potência já instalada, possui 5.271 kW gerados) e Biomassa (cuja usina converte calor a partir da queima de matéria orgânica e já representa 9% da matriz elétrica brasileira, com 15.320 MW instalados).

“A Ligga tem como um de seus principais drivers a oferta de soluções complementares à banda larga, oferecendo cada vez mais benefícios, valor percebido e sustentabilidade aos nossos clientes. Internamente, temos cerca de 60% do nosso consumo próprio de energia proveniente de fonte limpa e renovável e estabelecemos como meta, atingir 80% até dezembro de 2024. Ao expandir nossa oferta para os clientes, tornamos a energia limpa mais acessível e com o benefício de um desconto monetário para os usuários”, explica o CEO, Adeodato Volpi Netto.

O serviço oferece contratação simplificada, 100% digital, sem taxa de adesão ou taxa de cancelamento, o que possibilita uma economia significativa na tarifa de energia, com um potencial de redução de até 20% para empresas e residências. “Neste modelo, conseguimos fornecer a energia limpa e renovável a um custo mais baixo do que as concessionárias tradicionais de energia. Além disso, não há necessidade de investimento em painéis solares ou obras de infraestrutura, tornando o consumo sustentável ainda mais acessível e atraente para o consumidor final”, destaca Rafael Marquez, CRO da Ligga.

O funcionamento é intermediado por cooperativas de energia renovável que geram a energia limpa e a direcionam para uma concessionária local. Em seguida, a redistribuição ocorre na forma de créditos, que é o que proporciona a economia na conta de energia. “A sinergia entre o setor de telecomunicações e a energia sustentável fica evidente nessa solução inovadora, que busca viabilizar um futuro mais verde, limpo e sustentável para as próximas gerações”, conclui Netto.

Sobre a Ligga:

Sediada em Curitiba, a Ligga é uma operadora de telecomunicações referência no estado do Paraná e pioneira na popularização do acesso à banda larga fixa por fibra óptica no país. Resultado do olhar visionário do investidor Nelson Tanure para o setor, a companhia investe em tecnologia e expansão com mais de 50 mil quilômetros de infraestrutura de rede e atendimento de aproximadamente 350 mil clientes em mais de 400 cidades no Paraná, em São Paulo e no Mato Grosso. Detentora dos direitos de exploração do 5G nesses estados e na região Norte, a empresa se prepara para expandir a sua atuação no território nacional, oferecer conexão de alta qualidade e baixíssima latência, tendo o cliente como protagonista e “ativo” mais estratégico do negócio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo