fbpx
Política

Projeto de Paulo Litro determina que jovens que cometerem atos infracionais não poderão ser réus primários após a maioridade

O deputado federal Paulo Litro (PSD) protocolou na Câmara dos Deputados, projeto de lei que altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 1940 (Código Penal), determinando que jovens que cometerem atos infracionais não poderão ser réus primários após a maioridade.

Atualmente a lei prevê que atos infracionais não sejam considerados para efeitos de reincidência, o que significa que todas as pessoas, ao atingirem a maioridade, serão consideradas réus primários.

“Todos que cometem atos infracionais quando jovens e depois realizam crimes quando adultos estão demonstrando um padrão de comportamento violento ou criminoso. Queremos com esse projeto atuar de maneira preventiva e com sanções mais imediatas, mostrando que deslizes de conduta na juventude serão tratados como crimes no caso de reincidências na vida adulta”, disse Paulo Litro.

O deputado destacou que a proposta mantém o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com menores de 18 anos que realizarem atos infracionais tendo que cumprir medidas protetivas e socioeducativas, porém essas ações passarão a constar como atenuantes no caso de cometerem crimes quando adultos.

A proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, caso aprovada, passará pelas comissões temáticas antes de ir para votação em plenário. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo