fbpx
Cultura

Livro O curioso causo do Boi Bolé foi entregue gratuitamente a bibliotecas de Curitiba

Inspirado no folclore brasileiro do Bumba meu boi, o livro O curioso causo do Boi Bolé, do autor Nélio Spréa e ilustrado por Eduardo Santos, teve 588 exemplares distribuídos gratuitamente para as 196 bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE), nos meses de março e abril de 2022.

Feita a partir de uma imersão lúdica, cultural e histórica, a obra tem como destaque as quadrinhas: criação poética composta por quatro estrofes, em que o segundo e o quarto versos rimam. “As quadrinhas são estruturas literárias muito potentes para trabalhar no ambiente pedagógico. São uma importante ferramenta para o letramento de crianças, incentivam a leitura e aguçam a criatividade. É gratificante saber que crianças terão acesso a essa forma poética, somada ao conhecimento do folclore do nosso país”, explica Nélio Spréa.

A entrega dos livros foi feita para a gerência de Faróis e Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que encaminhou os exemplares para os Agentes de Leitura – professores que atuam com atividades, experiências e contações de história para incentivo à leitura nas bibliotecas, gibitecas e Faróis do Saber da capital paranaense.

Spréa conta que ministrou para os Agentes de Leitura uma palestra especial sobre oralidade infantil, parlendas e quadrinhas, onde pode destacar detalhes importantes da criação do livro: “A ideia foi mostrar a esses profissionais que é possível abraçar o livro e mergulhar nas setenta quadras apresentadas, como uma oportunidade de aproximar as crianças da escrita formular e gerar encanto – além de explorar as ilustrações e motivar que os estudantes criem também seus próprios desenhos”.

Sobre o livro

Setenta quadrinhas, cada qual com suas 4 linhas, e cada linha com suas sete sílabas: essa é a forma literária do livro O curioso causo do Boi Bolé, idealizado para crianças de até 12 anos, estudantes do ensino fundamental (1° ao 5° ano).

A história tem como inspiração o auto folclórico do Bumba meu boi, com quadras em sequência e uma série de ilustrações que criam cenários baseados na estética das danças dramáticas do Brasil. A obra aborda um tema de expressiva relevância, destacando o valor das festas populares e seu papel como ato de resistência cultural e continuidade da vida.

Os textos de Nélio Spréa narram os apuros de Chico e Catirina diante do boi que está prestes a morrer, e as ilustrações de Eduardo Santos dão vida aos cenários repletos de emoções. “Trabalhei com uma técnica mista com uso de lápis de cor, aquarela e pastel seco sobre tinta látex, criando desenhos que retratam os acontecimentos descritos, mas que também encorajam a percepção de múltiplos significados”, detalha Santos.

O projeto foi realizado pela Parabolé Educação e Cultura e contou com apoio da Lojacoor e foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo