fbpx
Cultura

Livro “Pinhais 30 Anos — Uma história ilustrada” é lançado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e do Departamento de Cultura, realizou na noite desta quinta-feira (31) o lançamento oficial do livro “Pinhais 30 anos – Uma história ilustrada”. A publicação faz parte das comemorações do aniversário da cidade. A obra conta a história de Pinhais, por meio de relatos e acontecimentos vivenciados pelos munícipes ao longo do tempo. A cerimônia teve apresentação musical e consulta local de exemplares do livro.

Chamado para abrir os trabalhos da noite, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, discursou para todos, prefaciando o lançamento da obra. “Quem são os heróis dessa história? Os heróis da história de uma cidade de apenas 30 anos? São os professores, os médicos, as médicas, aqueles que acordam às quatro, cinco da manhã para ir trabalhar, os políticos, vocês que estão aqui hoje? Todos vocês são os heróis dessa cidade. A história da cidade nada mais é que a história das pessoas que fazem essa cidade. Essas histórias todas se ligam e constroem a história da cidade, que é a história que a gente conta neste livro”, disse.

A bibliotecária Elaine Biss deu sequência à apresentação do livro no palco do Cenforpe. Uma das organizadoras da obra, ela contou ‘a história da história do livro’. “Começou quando em 2015 o então secretário da Semel José Martins revelou seu interesse em produzir um texto que retratasse a história de Pinhais, porém de um ângulo diferente daqueles materiais já disponíveis para consulta em nosso município. A proposta seria a produção de uma obra abrangente, que recuperasse a história de Pinhais desde a origem da ocupação do território, passando pela emancipação e chegando aos dias atuais da Pinhais preparada para o futuro. O interesse do secretário, logo passou a ser o interesse e o desejo ardente da equipe”, contou.

Elaine comentou sobre a necessidade de mais um colaborador ao longo do trabalho. “Inicialmente escrito a três mãos, o secretário José Martins, o historiador Anderson Martins Hock e eu, logo tornou-se evidente que a empreitada necessitaria de reforços para a sua conclusão, dessa maneira juntou-se à equipe para auxiliar o levantamento de informações e pesquisas o historiador e pesquisador Sedinei Sales Rocha”, ressaltou.

Durante o discurso, a bibliotecária da Semel também enalteceu o desenho do livro, aspecto fundamental do trabalho que a equipe sentia falta até então, depois de um intenso e árduo trabalho, entre inúmeras reuniões, discussões e até desânimos. Perfeccionista, a equipe sempre mantinha vivo o desejo de finalmente entregar a obra pronta. Elaine citou então o trabalho da estagiária de design Suellen que, prodígio, deu vida às incontáveis páginas de texto e imagens através da diagramação do livro.

Além dos discursos, o livro “Pinhais 30 Anos – Uma história ilustrada” também foi apresentado por meio de um vídeo exibido no auditório. Produzido pela equipe da Semel, o vídeo resume os principais elementos presentes no livro, o que ajudou a aguçar a curiosidade de todos para a leitura.

Ao final da cerimônia, que contou com a apresentação do violinista Odair Junior, da Escola de Música Mendelssohn de Pinhais, exemplares do livro foram entregues às autoridades presentes, entre elas, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o deputado federal Luizão Goulart, o presidente da Câmara Municipal Vereador Marcinho e a secretária de Educação Andrea Franceschini.

(Foto: Roberto Dziura Jr./PMP)

Entre os presentes, a escritora Cida Varela se emocionou com a cerimônia e, ativa colaboradora das atividades da Semel, recebeu um exemplar da obra. Ela, que também irá compor a banca examinadora do 2º Concurso Literário de Pinhais, comentou sobre o livro lançado na ocasião. “Eu fiquei super curiosa. Hoje, vendo a cerimônia, cheguei a me emocionar em alguns momentos, porque eu moro tão próximo a todas as pessoas que fazem parte da história do município e que certamente estão no livro, todas as histórias dessas pessoas me aproximou mais ainda da história de Pinhais, despertou um interesse, eu não vejo a hora de ler, conhecer mais, de saber mais. Literatura sempre me emociona, mas a história de uma cidade, como disseram, é a nossa história”, comentou.

Gratuito, o livro institucional será distribuído nos próximos dias para os estabelecimentos da Prefeitura de Pinhais, incluindo as escolas do município.

Presenças

Além das pessoas já citadas, estiveram presentes a diretora de Cultura da Semel, Haline Siroti e os servidores do Departamento de Cultura; os secretários municipais da Prefeitura de Pinhais; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Filho, Fabrício Souza e Tomé; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (Acipi), Mauro Browoski; o responsável pelo jornal Agora Paraná, Sady Ricardo, e o responsável pela Gazeta de Pinhais, João Aluízio; a representante da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais, Glaciane de Souza; a diretora da Fapi (Faculdade de Pinhais), Salete Silveira Azevedo; a presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira), Paula Vicentini; a gestora da UniCesumar, Priscila Moreira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo