Empreendedorismo

Logtech de impacto social surpreende jurados do Shark Tank Brasil

São Paulo, novembro de 2023 – No mais recente episódio do famoso programa de empreendedorismo “Shark Tank Brasil”, transmitido pelo Sony Channel e também disponível no YouTube, dois empreendedores cariocas à frente do CarteiroAmig o Express (CAE) destacaram-se ao apresentar os conceitos inovadores de sua logtech de impacto social aos “tubarões” – como são chamados os jurados da atração. Conhecido por proporcionar e impulsionar empreendedores em estágio inicial a transformarem suas ousadas ideias em realidade, o programa foi ao ar nesta segunda-feira (6), reunindo uma equipe de 6 avaliadores de peso, experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação.

Fundada em meados dos anos 2000, a Carteiro Amigo Express é uma empresa especializada em logística, dedicada aos serviços de postagem, coleta e entrega de correspondências e encomendas on-line, abrangendo tanto as áreas internas quanto externas das comunidades cariocas. A empresa se destaca como referência nas comunidades do Rio de Janeiro, onde sua missão é impulsionar a inclusão digital nas favelas, com o propósito de proporcionar dignidade, igualdade de oportunidades e comodidade aos seus moradores.
Ao longo dos anos, a empresa foi formada a partir de um coletivo formado por membros da própria comunidade que compartilhavam a mesma angústia de se sentirem invisíveis, privados do direito básico de receber ou retirar suas encomendas dentro de uma favela. Agora, ela se transformou em uma empresa de logística que vai além da simples entrega de encomendas, oferecendo também oportunidades de trabalho e incentivando cada vez mais a inserção da tecnologia nas comunidades.

 

Visibilidade por CEP

A iniciativa visa atender às necessidades dos que, assim como os fundadores da logtech, enfrentam o desafio da ausência de CEP nas favelas, assegurando o recebimento seguro das encomendas. Essa situação ocorre devido às limitações das transportadoras tradicionais e do serviço de correio, que frequentemente não conseguem oferecer atendimento de qualidade em áreas conhecidas como restritas. Neste cenário, a startup se destaca ao criar um sistema próprio de CRM para catalogar o perfil dos moradores e auxiliar no mapeamento dos endereços das casas, facilitando as entregas quando uma encomenda da internet chega a uma base do CAE localizada dentro de uma comunidade.

 

Além disso, a startup desempenha papel significativo para alavancar as vendas no varejo online. Atualmente, a empresa mantém a ambiciosa meta de atender a 400 mil pedidos anualmente até 2024, expandindo suas operações para alcançar um número cada vez maior de clientes no Rio de Janeiro, além de proporcionar outros benefícios com foco em impacto social propositivo.
‘Jogados aos tubarões’

Entre os nomes que compõem o grupo de jurados da 8ª temporada do reality show, aparecem a empresária, investidora-anjo e escritora Monique Evelle, fundadora da Inventivoso CEO e fundador da Grupo Petz, Sergio Zimerman; João Appolinário, fundador da Polishop; Carol Paiffer, CEO da ATOM; e José Carlos Semenzato, fundador e presidente do Conselho da SMZTO, completando o time de investidores e comissão julgadora da atração. A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, também participou da gravação do programa como uma das investidoras convidada desta edição.

 

“Ficamos muito felizes e honrados só em termos participado do reality. Os sharks reconheceram que estamos liderando uma revolução tecnológica que visa transformar a vida de milhares de pessoas que vivem nas favelas cariocas. Mostramos para o que viemos e o que somos: um case de empreendedorismo com propósito, com ampla adesão, permitindo que essas pessoas que confiam nos nossos serviços recebam suas entregas com segurança e rapidez, enquanto também conhecem a nossa atuação pró-sustentabilidade”, avalia Pedrinho Jr, CEO do Carteiro Amigo Express.

 

“A participação do Carteiro Amigo Express no Shark Tank Brasil ocorre em um momento oportuno, destacando a importância do empreendedorismo social e inovador no Brasil, ao mesmo tempo que oferece esperança e inspiração para futuros empreendedores em todo o país”, acrescenta o CEO da logtech.
A apresentação do Carteiro Amigo Express não apenas impressionou os tubarões, mas também cativou os investidores do Shark Tank Brasil pelo propósito e pelo cunho social do negócio, pois além do impacto positivo da logtech na vida de quem vive nos morros, fazendo que sejam de fato cidadãos e consumidores ativos, o CAE oferece oportunidades de trabalho para quem mora nas comunidades, além de movimentar a economia local.
“Nossa principal intenção ao participar do programa era gerar visibilidade para nossa causa. ‘No entanto, a reviravolta de conquistar todos os tubarões foi algo inesperado, motivo de grande comemoração para nós, pois não estávamos buscando só o investimento. Almejávamos embaixadores para estrategicamente ampliar o reconhecimento de nossa marca e conquistar novos clientes. De antemão, sabíamos que o networking no programa abriria oportunidades para conquistarmos investimentos. Acredito que, de alguma forma, conseguimos estabelecer uma conexão com os seis jurados, que saímos do programa recebendo elogios e uma proposta de R$ 1 milhão para acelerar nossos planos de crescimento para 2024, tendo sido uma realização extraordinária”, afirma Thiago Monsores, CPO do Carteiro Amigo.

 

Para Carol Paiffer, CEO da ATOM e uma das juradas, os empreendedores do Carteiro Amigo destacaram-se pelo pioneirismo e comprometimento com o serviço prestado aos moradores atendidos pelo serviço de entregas.
“A startup é visionária ao transformar a realidade das favelas, levando dignidade, cidadania e acesso ao mercado de consumo, além de gerar oportunidades de trabalho. É um projeto que faz os olhos de nós sharks brilharem por ter um propósito, e, do ponto de vista de negócios, é muito promissor, visto que o mercado endereçável da logtech possui mais de 18 milhões de pessoas no Brasil que sofrem por não ter um CEP Social para chamar de seu”, afirma Carol Paiffer da ATOM. “A Startup tem tudo para chamar atenção de grandes marketplaces, eu mesmo já estou mexendo os palitos para trazer novos clientes para o negócio acelerar ainda mais em 2024”, conclui.

Outro integrante do júri, o empresário Sergio Zimerman, do Grupo Petz, considera que o projeto pode tornar-se um case que servirá de inspiração para outros empreendedores, não somente no Brasil como internacionalmente. “A democratização do acesso ao consumo para a comunidade foi um ponto que chamou minha atenção para o projeto. Além da inclusão social, o Carteiro Amigo Express está alinhado aos princípios ESG, para promover a descarbonização, inclusive investindo em veículos elétricos para a locomoção dos entregadores”, ressalta.
“Como investidora estou sempre em busca de negócios que tenham também impacto social envolvido e o Carteiro Amigo é uma solução inovadora nesse quesito. Por serem embaixadores do desenvolvimento socioeconômico nos territórios em que atuam, estou empolgada por fazer parte na continuidade desta história”, afirma Monique Evelle, jornalista e fundadora da fundadora da Inventivos, e uma das seis juradas da atração.

 

O varejo nas favelas

Com bases operacionais em várias comunidades cariocas, incluindo Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Vidigal, Vila das Canoas, Parque da Cidade, Muzema, Tijuquinha, Gardênia e Morro do Banco, a empresa tem planos de expandir sua atuação para mais duas favelas em breve.
Além disso, o CAE opera um serviço de assinatura para moradores que não possuem CEP, permitindo que recebam, retirem ou enviem suas encomendas diretamente nas favelas através de seu site. Desde 2022, o Carteiro Amigo Express criou uma unidade B2B para atender plataformas de marketplaces e transportadoras tradicionais que enfrentam desafios na distribuição de produtos em áreas de risco e sem endereço postal.
Atualmente, a startup realiza entregas para algumas das maiores empresas do Brasil e após a participação no programa Shark Tank Brasil, a expectativa, segundo o CEO da empresa, é aumentar o interesse de mais moradores que vivem em áreas restritas e sem CEP, como também de ampliar a carteira de clientes com empresas parceiras que desejam elevar a distribuição de seus produtos dentro e fora das favelas cariocas, mas ainda não possuem contrato de distribuição direta com o CAE, apenas um vínculo indireto de quarteirização o que esperamos com essa nova estratégia à 2024. Isso deve amplificar a margem de lucratividade da startup já no próximo ano.
Como e onde assistir

O episódio já está disponível no YouTube oficial do programa desde segunda-feira (6). Na televisão, a atração, que destaca empreendedores em ascensão, pode ser assistida também no Sony Channel, disponível nas principais operadoras: 633 (Claro); 537 (SKY) e 641 (Vivo).
Sobre o Carteiro Amigo Express – A CAE é uma logtech de impacto social especializada em postagem, retiradas, entregas de cartões de crédito e encomendas da internet dentro e fora das favelas do Rio de Janeiro. Ao menos sete comunidades são contempladas, assim como mais de 30 bairros adjacentes já contam com os serviços de logística da empresa. Criada em 2000, na Rocinha, a CAE foi a primeira startup a entregar correspondências na comunidade da Rocinha e tem como missão digitalizar as favelas “de dentro para fora”, levando dignidade para as comunidades, igualando o acesso a oportunidades, gerando renda e trazendo também comodidade para a população das comunidades restritas aos centros urbanos da capital carioca. A startup visa impulsionar o empreendedorismo e promover negócios com propósito, capazes de solucionar problemas sociais e ambientais relevantes para a população local
Sobre o “Shark Tank Brasil” – A premiada franquia “Shark Tank” é baseada no reality show “Dragons ‘Den”, criado pela Nippon TV no Japão e distribuída ao redor do mundo pela Sony Pictures Television (SPT). O programa oferece aos empreendedores a oportunidade de apresentar seus negócios para grandes investidores, conhecidos como “Tubarões”, na esperança de conseguir investimento. O formato foi adaptado com êxito e já cativou audiências em mais de 40 territórios, incluindo Austrália, Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Vietnã, México e Colômbia. No Brasil, o programa é uma coprodução entre a SPT e a produtora Floresta.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Eduardo Pimentel lidera intenção de votos para Curitiba

Os três cenários pesquisados indicam liderança de Eduardo Pimentel para a prefeitura de Curitiba, fora…

17 segundos ago

Auxiliar que sofreu assédio sexual aos 17 anos consegue aumentar valor da indenização

8/7/2024 - A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou recentemente dois casos de…

4 minutos ago

Joinville ganhou Casa China de R$ 2 milhões

A Casa China inaugurou na última sexta-feira (05) uma loja de R$ 2 milhões na…

7 minutos ago

Atletas do Instituto Meninos do Lago participam de marcação de peixes na Itaipu

Acostumados a utilizar o reservatório da Itaipu para a prática de esportes, os atletas e…

11 minutos ago

Havaianas é o uniforme oficial dos brasileiros durante os Jogos Olímpicos

São Paulo, julho de 2024 – A Havaianas, patrocinadora oficial dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros,…

18 minutos ago

Férias de julho: Curitiba tem programação especial para toda família

Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as…

4 horas ago