Lucro da Uber cresce, mas motoristas sentem o impacto de baixos rendimentos
A Uber acaba de anunciar um aumento expressivo em seu lucro no terceiro trimestre de 2024, chegando a quase 12 vezes o valor registrado no mesmo período do ano passado. Esse crescimento reflete a expansão dos serviços da Big Tech e estratégias de redução de custos, além de um aumento na base de usuários, porém, esse cenário é bem diferente para os motoristas e entregadores de aplicativo, que ainda enfrentam dificuldades financeiras e desafios para obter rendimentos consistentes.
O lucro líquido da gigante de transportes no período foi de US$ 2,8 bilhões, se destacando como um dos resultados mais sólidos da empresa até hoje. Esse valor representa uma alta significativa, reforçando o fortalecimento de suas operações globalmente. Para Luiz Gustavo Neves, CEO do StopClub, fintech que oferece ferramentas de segurança e performance financeira para trabalhadores da categoria, enquanto a Uber celebra esses meses de alto desempenho, muitos trabalhadores relatam que suas rendas estão estagnadas ou até mesmo em declínio, principalmente devido ao aumento de custos com combustível, manutenção do veículo e taxas operacionais.
“Esses profissionais enfrentam desafios diários para manter o padrão de vida com o que ganham nas corridas. A discrepância entre o lucro da empresa e o rendimento dos trabalhadores tem sido um ponto de tensão crescente, com muitos deles solicitando reajustes nas tarifas para compensar a alta nos custos e possibilitar ganhos mais justos. Esse resultado abre uma janela para discussões importantes sobre uma maior distribuição dos lucros e sobre como a Uber pode se tornar uma parceira mais justa para aqueles que sustentam a operação diariamente”, diz.
A discrepância entre os resultados financeiros da Uber e o cotidiano dos motoristas acende uma discussão relevante sobre o modelo de economia de plataformas. Enquanto a organização foca em lucratividade e eficiência para seus investidores, os trabalhadores continuam na linha de frente, reivindicando melhorias que possam refletir o sucesso da empresa em suas rendas.
Sobre StopClub
Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar motoristas de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que ajudam esses trabalhadores em seus desafios diários. Está entre as missões da StopClub criar uma comunidade unida e cada vez maior, que ofereça soluções de segurança e financeira personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador. Atualmente a StopClub é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do Brasil somando mais de 250 mil usuários em uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Luiz Gustavo Neves
Cursou Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, trabalhou por mais de dez anos com contencioso tributário e há mais de dez anos adentrou o mundo do empreendedorismo. Em 2012, foi um dos idealizadores e responsáveis por um projeto de revitalização de uma área de 3.000 m2 do Jockey Club do Rio de Janeiro que hoje comporta restaurantes e galerias de arte. Em 2017, co-fundou a StopClub, uma fintech social voltada para apoiar motoristas de aplicativos e hoje é Co-CEO da empresa. O negócio deu tão certo que a base de usuários do aplicativo já tem cerca de 250 mil integrantes.